BannerNacional

Saúde: Conferência Livre, Democrática e Popular será lançada em abril

Lançamento será em 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, com presença de lideranças do setor e representantes de entidades e organizações populares

O presidente Lula, em recente reunião com a presidenta Gleisi Hoffmann, a Fundação Perseu Abramo, ex-ministros da saúde e o Setorial Nacional de Saúde, convocou o setor de saúde para uma ampla mobilização social em defesa do SUS, e sugeriu a realização de uma conferência nacional popular.

As conferências são sempre revestidas de simbologia pela sua qualidade de agitação social e de formulação política e sua organização foi prontamente acatada pelos mais diversos setores sociais do campo progressista.

Assim, ainda em 2022, o ano da esperança, os partidos e movimentos sociais unidos em defesa do SUS público, universal, inclusivo e resolutivo, realizarão a Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde.

O lançamento da Conferência será no 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, às 17 horas, com transmissão pelos canais do PT, dos meios de comunicação progressistas e pelos movimentos sociais e da Frente pela Vida. O presidente Lula gravará um vídeo para saudar o lançamento da Conferência.

A Frente pela Vida reúne inúmeras organizações representativas da comunidade científica, diversos movimentos sociais e o Conselho Nacional de Saúde, e está à frente da organização da Conferência.  Conta, ainda, com a participação dos partidos políticos, onde o Setorial Nacional de Saúde do PT e o Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas -NAPP Saúde têm sido atuantes para fazer desse evento uma grande mobilização em defesa do SUS.

Para Humberto Costa, ex-ministro da Saúde e senador de Pernambuco, “é necessário um novo pacto social para viabilizar a reconstrução do SUS.  A conferência popular é um passo importante pois viabiliza um amplo debate da sociedade e das forças progressistas nesta perspectiva de reconstrução”

Alexandre Padilha, ex-ministro da Saúde e deputado federal de São Paulo, “nunca a defesa do SUS esteve presente em tantas vozes e tantos corpos, no Brasil, reunindo os trabalhadores de saúde, a turma da ciência, artistas, o mundo da política, entidades sociais que se reuniram na Frente Pela Vida e o Conselho Nacional de Saúde.  Nunca vimos uma percepção tão grande na sociedade brasileira sobre a importância do SUS.  Por isso o debate político de 2022, pode abrir uma porta para a reorganização e resgate do SUS e seus objetivos iniciais de garantia do direito a saúde no país, todos essas vozes e esses corpos em uma só uma conferência nacional livre, democrática e popular permite que isso aconteça. Vamos a conferência! Nós do PT, defensores do SUS, estaremos lá.

Para Arthur Chioro, ex-ministro da Saúde e coordenador do Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas – NAPP Saúde, “a militância do PT, que sempre participou ativamente da construção e implementação do SUS, tem compromisso com a saúde como um direito universal, que tem feito toda a diferença na vida de milhões de brasileiros. Defender o SUS é uma tarefa dos petistas que atuam nos movimentos e organizações populares, dirigentes sindicais, trabalhadores e trabalhadoras da saúde e pelos gestores e parlamentares que atuam em todas as instâncias de governo. A conjuntura atual apresenta o SUS como um projeto ético-político civilizatório, e a Conferência tem o papel de mobilizar o país em defesa do SUS.

A Conferência será realizada em 5 de agosto de 2022. Diversas atividades organizativas e de mobilização serão realizadas pelo PT, envolvendo nossos Comitês Populares de Luta, Setoriais Estaduais de Saúde, Diretórios Municipais e Estaduais para fortalecer esse evento.

Já estão agendadas as seguintes atividades:

*7 de abril – Lançamento da Campanha #Defenda o SUS Todos os Dias. *

*23 de abril – Encontro Nacional de Sindicalistas e a Defesa do SUS, com a Secretaria Sindical, a Central Única dos Trabalhadores e o Setorial Nacional de Saúde do PT*

*7 de maio – Encontro Nacional de Trabalhadoras e Trabalhadores do SUS*

*13 de maio – Encontro Nacional de Saúde do PT. *

Para Eliane Cruz, coordenadora do Setorial Nacional de Saúde do PT, essas atividades aproximam a sociedade do SUS e do PT, para que o Brasil seja feliz de novo com saúde e qualidade de vida com Lula Presidente.

Para Túlio Franco, presidente da Rede Unida e da Coordenação da Frente pela Vida, “a Conferência Nacional Livre Democrática e Popular de Saúde, representa um momento em que a defesa da vida, da democracia e do SUS, estão entre os grandes temas da política nacional, e se colocam no centro da  reconstrução do país”.

A Frente pela Vida disponibilizou em seu site as artes de convocação, publicações e demais produtos na seção Baixe Materiais. Já é possível encontrar os seguintes documentos: Tese 2021-2022 do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes). Fortalecer o SUS, em Defesa da Democracia e da Vida, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Relatório da 16ª Conferência Nacional de Saúde.

ACESSE AQUI o documento inicial sobre Eixos Conferência Livre Democrática Popular 2022 de Saúde – EM DEFESA DA VIDA, DA DEMOCRACIA E DO SUS
https://frentepelavida.org.br/
Setorial Nacional de Saúde / PT

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo