BannerDistrito Federal

Zonais do PT: Ronaldo Rocha é o presidente do Diretório de Brazlândia

Ronaldo Rocha é militante dos movimentos populares há décadas. Filiado ao PT desde 2007, foi secretário-geral e vice-presidente da Zonal na gestão anterior.

Atualmente, presidente do PT Brazlândia, buscar pontuar seu trabalho pelo diálogo e unidade com todas as forças que compõem o partido.

A principal meta de sua gestão é a ampliação do PT na cidade, dessa forma, contribuindo de forma direta para a eleição de Lula para a presidência do Brasil e pela vitória da candidatura do PT ao Governo do DF.

Ronaldo destaca, ainda, que procura trabalhar para o fortalecimento das mulheres na Zonal, de forma a eleger, no próximo pleito, uma presidenta no PT Brazlândia, que poderá ser a primeira mulher à frente do Diretório.

“É tempo de as mulheres estarem à frente da política, vimos a presidenta Dilma, que governou o Brasil com muita competência e dignidade. Vemos o exemplo, também, da deputada Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores que, pela sua eficiência, tem o respaldo de todos nós do partido. Em nossa Zonal, temos mulheres aguerridas, que estão caminhando para disputar a gestão no próximo PED. Elas tem nosso apoio integral”, valoriza ele.

Entre as atividades desenvolvidas, Ronaldo cita a participação nos faixaços que, por meio do projeto Sinergia Petista, são realizado em todas as Regiões Administrativas do DF ao mesmo tempo. A Zonal também integra a Rede de Solidariedade do DF, que arrecada e distribui cestas básicas para a população mais vulnerável. As ações da Rede, no momento de isolamento social provocado pela pandemia, fizeram a diferença para centenas de famílias que se encontravam completamente desassistidas pelos governos de Jair Bolsonaro e Ibaneis.

Outra ação importante da Zonal foi a denúncia, em outubro de 2020, junto ao Ministério Público e à Delegacia Ambiental, contra a retirada ilegal de madeira da Floresta Nacional (FLONA). “Fizemos um ato em frente à Administração Regional, para denunciar à população e aos órgãos competentes, o desmatamento ilegal da FLONA. Depois disso, aconteceram até audiências públicas para tratar da questão”, explica.

Saiba mais sobre Brazlândia, a Região Administrativa (RA) IV

Brazlândia foi criada em 05 de junho de 1933, com percentual da área em relação ao Distrito Federal de 8,32%, possui atualmente 54 mil habitantes na área urbana e cerca de 30 mil na área rural e uma área total de 474,83k². A cidade é polo de festas tradicionais como a do Divino, Morango, Carnaval e a Via Sacra.

É berço do lago Espelho D’Água e da barragem do Rio Descoberto, que fornece mais de 60% de água para o Distrito Federal. Também, é um dos cinturões agrícolas regionais, produtor de morango, goiaba, leite e hortifrutigranjeiros.

Brazlândia conta com 30 escolas da rede pública; 6 escolas particulares, um hospital regional e 03 centros de saúde; uma delegacia de Policia Civil, um Batalhão de Polícia Militar, uma Companhia Regional de Incêndio do Corpo de Bombeiros; 9 linhas para Plano Piloto, Taguatinga e Ceilândia e 4 linhas para a zona rural; a agricultura constitui-se de 2.638 hectares de produção de hortaliças, 417 hectares de produção de frutas e 14 hectares de produção de grãos.

A cidade é dividida em cinco setores: Setor Tradicional, Setor Sul, Setor Norte, Vila São José e Setor Veredas.

Distante 50 quilômetros do Plano Piloto, a região possui acesso através de rodovias locais e nacionais, sendo elas: a BR-070, a BR-080, a BR-251, a DF-001, a DF-180, a DF-205, A DF-240 e a DF-430. A BR-251/ DF-180 é ligada à rodovia Belém-Brasília, com isso, encurtando o acesso norte e sul do país em aproximadamente 300 Km. Esses dados colocam Brazlândia no centro dos Eixos Nacionais de Integração Norte e Sul do país. (Fonte: Administração Regional)


Veja a galeria de fotos da Plenária do PT Brazlândia, com a presença de lideranças do PT DF e a militância da Zonal, realizada em dezembro de 2021.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo