BannerDistrito Federal

Dia Internacional das mulheres e meninas nas ciências

Hoje, dia 11 de fevereiro, dia internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências, foi criado em 2016, como parte das decisões da Assembleia Geral da ONU e UNESCO, em 2015.

Os dados do relatório “As Mulheres nas ciências, tecnologia, matemática e engenharia na América Latina e Caribe”, lançado pela ONU em 2020, apresenta que as mulheres são menos de 30% de pesquisadoras no mundo todo.

Esse dado reflete não apenas as desigualdades de oportunidade, acesso e permanência das mulheres nas ciências e tecnologias, mas revela também, as desigualdades de gênero que impedem as mulheres de serem estimuladas para os campos científicos da inovação e da criatividade, e o machismo é impeditivo da permanência não apenas nos estudos, mas também no mercado de trabalho.

Com o golpe contra a presidenta Dilma, a ruptura com a agenda democrática de investimentos na educação, na pesquisa, no desenvolvimento das empresas públicas, e na inovação, aliado a eleição fraudulenta da extrema direita bolsonarista em 2018, e a condução criminosa da pandemia, por parte desse governo, aprofundaram ainda mais as desigualdades sociais, econômicas, territoriais e de gênero.

As meninas foram as mais afetadas por esses mais de dois anos de pandemia, principalmente as meninas negras, indígenas, quilombolas, ribeirinhas e pobres.

Por isso, essa data para nós, Mulheres dos Setoriais Estaduais e do Setorial Nacional de C&T e TI do PT, tem significado de agenda política e luta!

Mais mulheres nas ciências mudam as vidas das mulheres, mais meninas nas ciências, mudam o futuro!

Movimento de Mulheres do Setorial de C&T e TI e Secretaria de Mulheres

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo