Sem categoria

Zonais do PT: Valcir Araújo é o presidente do Diretório Águas Claras, Arniqueira e Areal

A Zonal do PT nas cidades de Águas Claras, Arniqueira e Areal, foi criada em 24 desetembro de 2018 e tem em sua presidência o companheiro Valcir Rosa Ferreira Araújo, fotojornalista, teólogo e catequista há 40 anos . Filiado ao PT desde 2001, Valcir é ativista social por vocação, relacionando os preceitos cristãos às causas da esquerda.

O presidente relata as dificuldades para a fundação do Diretório num momento em que o Partido dos Trabalhadores era profundamente atacado. Ainda hoje, essas cidades tem características voltadas à direita, o que torna o trabalho na Zonal ainda mais desafiador, segundo ele.  “Nosso empenho em ter uma base do PT em Águas Claras, especialmente, é a convicção de que é preciso expandir e fincar nossas bandeiras nesses territórios dominados pelas correntes ideológicas mais radicais. Pois é por meio da educação política que vamos conseguir demonstrar a importância de termos governos voltados para as pautas sociais, para construir uma sociedade mais fraterna, mais justa e mais igualitária. O PT é o melhor instrumento para isso”, afirma.

Criado no auge do bolsonarismo, o novo Diretório enfrentou os fortes panelaços e manifestações a favor do golpe contra o governo Dilma Roussef, conseguindo manter a posição do PT nessas cidades. “O som das panelas da elite foram entremeados pelas manifestações Fora Temer, Diretas Já, Nenhum Direito a Menos, Partido é dos Trabalhadores, trabalhadores no poder, dentre outras palavras de ordem que marcaram as ações dos militantes da Zonal. Conseguimos demarcar nosso espaço num território totalmente hostil”, diz ele.

Valcir considera que a ascensão do bolsonarismo e o enfrentamendo e defesa da democracia que vieram juntos com ele, consistem numa importante lição para o trabalhador brasileiro: a democracia é uma conquista e ela se mantém pela resistência e luta e todos.

“A grande maioria de nossa população trabalhadora, das cidades e dos campos, tem sido relegada à condição de brasileiros de segunda classe. Agora, as vozes do povo começam a se fazer ouvir, novamente, por meio de suas lutas. As grandes maiorias que constroem a riqueza da nação querem falar por si próprias. Não esperam mais que a conquista de seus interesses econômicos, sociais e políticos venha das elites dominantes. Organizam-se elas mesmas, para que a situação social e política seja a ferramenta da construção de uma sociedade que responda aos interesses dos trabalhadores e dos demais setores explorados pelo capitalismo”, pontua.

Nascendo das lutas sociais

Após prolongada e dura resistência democrática, a grande novidade conhecida pela sociedade brasileira é a mobilização dos trabalhadores para lutar por melhores condições de vida para a população das cidades e dos campos. O avanço das lutas populares permitiu que os operários industriais, assalariados do comércio e dos serviços, funcionários públicos, moradores da periferia, trabalhadores autônomos, camponeses, trabalhadores rurais, mulheres, negros, estudantes, índios e outros setores explorados pudessem se organizar para defender seus interesses, exigir melhores salários, melhores condições de trabalho, para reclamar o atendimento dos serviços nos bairros.

“Estas lutas levaram ao enfrentamento dos mecanismos de repressão impostos aos trabalhadores, em particular o arrocho salarial e a proibição do direito de greve. Mas, tendo de enfrentar um regime organizado para afastar o trabalhador do centro de decisão política, começou a tornar-se cada vez mais claro para os movimentos populares que as suas lutas imediatas e específicas não bastam para garantir a conquista dos direitos e dos interesses do povo trabalhador.

“Por isso, a nossa Zonal tem essa função nessas regiões dominadas pela classe média com visão deturpada da realidade.”

Por um partido de massas

Valcir considera que os trabalhadores já sabem que a liberdade nunca foi nem será dada de presente, mas será obra de seu próprio esforço coletivo. “Somos um partido voltado para os trabalhadores, não um partido para iludir os trabalhadores. Queremos a política como atividade própria das massas que desejam participar, legal e legitimamente, de todas as decisões da sociedade. O PT deve atuar não apenas nos momentos das eleições, mas, principalmente, no dia-a-dia do povo.”  

Ele explica que o Diretório Zonal que preside busca amplitude e abertura a todos que estão comprometidos com os direitos das trabalhadoras e trabalhadores. “Em consequência, buscamos construir uma estrutura interna democrática, apoiada em decisões coletivas e cuja direção e programa sejam decididos em nossas bases.”

Pela participação política dos trabalhadores

Em oposição ao regime atual e ao seu modelo de desenvolvimento, que só beneficia aos privilegiados do sistema capitalista, o PT Zonal Águas Claras, Arniqueira e Areal tem como vertente a extinção de todos os mecanismos ditatoriais que reprimem e ameaçam a maioria da sociedade. “Temos conosco os princípios de lutar pelas liberdades civis, pelas causas que garantem, efetivamente, os direitos dos cidadãos e pela democratização da sociedade em todos os níveis.”

O Diretório presidido por Valcir reafirma seu compromisso com a democracia plena e exercida diretamente pelas massas. “No momento estamos totalmente imbuídos do objetivo de eleger nosso companheiro Lula como o próximo presidente do Brasil, além de uma candidatura própria no DF e uma bancada forte no Legislativo local e nacional. Essa é nossa luta principal”, ressalta ele.

Principais atividades

Dentre as atividades já realizadas pela Zonal, Valcir destaca a participação nos faixaços, realizados na EPGT, juntamente com o PT Guará e PT Estrutural, integrando o Sinergia Petista. A distribuição de panfletos e adesivos em oposição a Bolsonaro e Ibaneis nas estações do metrô são ações frequentes da Zonal. Também, são promovidas reuniões com a comunidade do Areal e Arniqueira objetivando a formação política nesses territórios.

O presidente destaca ainda, um ato, promovido juntamente com o Sinpro DF, em defesa da escola pública em Águas Claras, que não dispõe de nenhuma escola desse tipo. Um terreno, antes destinado à construção de uma escola na cidade está sendo destinado, arbitrariamente, pelo governo Ibaneis Rocha, para fins comerciais.

Além disso, o Diretório realizou um bem sucedido Sarau Cultural online, no início da pandemia, com o objetivo de arrecadar fundos para os artistas do DF. A atividade contou com mais de 2000 participações ao vivo no Facebook da Zonal. Os recursos arrecadados foram distribuídos entre os artistas participantes.

Outras atividade virtuais, com a participação dos ex-ministros Gilberto Carvalho e José Dirceu, também foram realizadas entre 2020 e 2021.




PT DF

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo