BannerDistrito Federal

Ato em protesto pela morte do congolês Moïse Kabamgabe terá performance que denuncia derramamento do sangue negro

Encenação será em frente ao Itamaraty, neste sábado (5), a partir das 10h

Ativistas do movimento negro e artistas vão realizar um ato neste sábado (5), em frente ao Itamaraty, a partir das 10 horas, para denunciar o assassinato do jovem congolês Moïse Kabamgabe, que foi brutalmente assassinado na última semana, no quiosque Tropicália, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

O ato terá uma performance que encena o derramamento do sangue dos negros, mortos rotineiramente pela polícia e em decorrência do racismo.

Desenvolvida pela artista e produtora Adriana Varela e dirigida pelo diretor teatral José Regino, a performance terá 20 minutos de duração, onde sangue artificial será despejado no solo, ao som de músicas africanas e declamações de poesias antirracismo.

Com forte apelo visual, contendo faixas, cartazes, tambores e música, a encenação vai acontecer no bojo da manifestação conjunta do Movimento Negro de Brasília e do Setorial de Combate ao Racismo do PT DF, em protesto pela morte de Moïse, que representa os milhares de assassinatos do povo preto no Brasil. Especialmente durante o governo de Jair Bolsonaro, fortemente ligados às milícias do Rio de Janeiro e incentivador da liberação do porte de armas. E, por conseguinte, dos altos índices de violência que assolam o país.

Serviço

Local: Itamaraty – Esplanada dos Ministérios
Data: 5 de fevereiro – Sábado
Hora: a partir das 10 horas
Contato: Leda Gonçalves
61 99666 3598

PT DF

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo