BannerNacional

STF encaminha notícia-crime contra Bolsonaro, por passeios de maio

A notícia-crime foi encaminhada pelo PT ao STF no último dia 24. Dando prosseguimento, Rosa Weber a enviou à PGR

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou à Procuradoria-Geral da República (PGR) notícia-crime em que o Partido dos Trabalhadores pede a investigação de Jair Bolsonaro por passeios custeados com recursos públicos em meio à pandemia.

A notícia-crime foi encaminhada pelo PT ao STF no último dia 24. Dando prosseguimento, Rosa Weber a enviou à PGR na noite de segunda-feira (31). Na ação, o PT pede abertura de inquérito para que a PGR e a Polícia Federal apurem os possíveis cometimentos dos crimes de infração de medida sanitária e de emprego irregular de verbas públicas, praticados durante os atos de rua promovidos por Bolsonaro em maio.

Segundo a ação do PT, Bolsonaro, nessas ocasiões, utilizou-se de aparato de segurança pública, como aeronaves da Força Aérea Nacional e grande efetivo de policiais militares, para garantir a possibilidade de se manifestar a favor do seu próprio governo. A tudo isso, argumenta a ação do PT, soma-se o fato de o atual presidente não respeitar os protocolos sanitários de combate à pandemia de Covid-19, causando grandes aglomerações e nunca utilizando máscara de proteção facial.

Um desses eventos ocorreu no Rio de Janeiro, no último dia 23, no Rio de Janeiro, quando Bolsonaro desfilou pela cidade de motocicleta, acompanhado de alguns apoiadores. Na ocasião, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello subiu em um carro de som para discursar ao lado de Bolsonaro — ambos sem máscara. Na ocasião, o PT pediu que o Tribunal de Contas da União (TCU) apurasse os gastos totais com o evento do Rio, que, segundo especialistas, dariam para comprar cerca de 30 mil doses de vacina contra a Covid-19.

Fonte: PT

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo