BannerDistrito Federal

Abraço ao Teatro Nacional: ativistas da Cultura defendem patrimônio histórico do DF

A ação, que contou com a presença do Secretário de Cultura do PTDF, Yuri Soares, teve o objetivo de dar visibilidade ao abandono que o espaço sofreu desde 2014, quando fechou as portas. As famosas salas Martins Pena e Villa-Lobos já foram palcos para grandes artistas das mais variadas vertentes.

Liderados pela Associação de Amigos do Teatro Nacional Cláudio Santoro (ATENA), um grupo de ativistas da Cultura se reuniu, nesta terça-feira (7/12), para dar um abraço simbólico no Teatro Nacional Cláudio Santoro. A ação, que contou com a presença do Secretário de Cultura do PTDF, Yuri Soares, teve o objetivo de dar visibilidade ao abandono que o espaço sofreu desde 2014, quando fechou as portas. As famosas salas Martins Pena e Villa-Lobos já foram palcos para grandes artistas das mais variadas vertentes.

O Secretário de Cultura do PT DF, Yuri Soares, explica que os ativistas querem denunciar o descaso com um símbolo de Brasília, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAM). “Nossa indignação pelo abandono de um monumento do porte do Teatro Cláudio Santoro é ainda maior por sabermos que, por questões eleitoreiras, o governador Ibaneis Rocha (MBB), sancionou um projeto para a construção do Museu da Bíblia, que vai custar uma fortuna aos cofres públicos. Num momento de crise, o povo passando fome, prédios como o Teatro Nacional despencando por falta de reformas e o GDF vai gastar milhões em uma obra que vai agradar apenas um segmento? Nós, da Secretaria de Cultura do PTDF, vamos continuar denunciando essas arbitrariedades!”

A deputada Erika Kokay (PTDF) também compareceu à manifestação. Assista ao vídeo gravado por ela com Gisele Santoro, viúva do maestro Cláudio Santoro:

Localizado no Eixo Monumental e projetado por Oscar Niemeyer, o Teatro Nacional foi inaugurado em abril de 1981. Em 2014, encerrou as atividades para uma grande reforma, que se arrastou por falta de verbas. Em 2019, recebeu mais recursos e foi alvo de um convênio com Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, mas continua fechado, com exceção do foyer da sala Villa-Lobos.

Yuri Soares representou a Secretaria de Cultura do PT DF no ato

Museu da Bíblia

Em janeiro desse ano, o governo do Distrito Federal informou que a construção do Museu Nacional da Bíblia, em Brasília, terá um orçamento de R$ 26 milhões. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa será a pasta responsável pela licitação da obra.

Segundo o Executivo local, o museu deve ser erguido em lote público de 7,5 mil metros quadrados, nas proximidades da Estrada Parque Indústrias e Abastecimento (Epia) e da antiga Rodoferroviária de Brasília, na ponta do Eixo Monumental.

PT DF com informações de CB

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo