Ações Parlamentares

Erika Kokay homenageia os 30 anos da categoria dos agentes comunitários de saúde e de endemias

Os 30 anos da criação da carreira dos agentes comunitários de saúde e de endemias foram homenageados, nesta quarta-feira (1), no Plenário da Câmara Federal em comissão geral. Na ocasião, também foram debatidas propostas legislativas de interesse da categoria, a exemplo do que fixa regras para a remuneração dos agentes comunitários (PEC 22/11). A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) ocupou a tribuna para homenagear esses trabalhadores e trabalhadoras. 

“Tem que vestir essa camisa! Tem que vestir essa camisa em nome do Brasil, em nome do povo brasileiro. Os agentes comunitários de saúde, os agentes de combate à endemia são fundamentais para que nós possamos levar saúde a todos os cantos deste Brasil”

Erika Kokay

Kokay destacou a importância dos agentes para a saúde pública brasileira. “Sabem o que representa a atividade de cada um de vocês? Representa a saúde que anda, a saúde que bate em todas as portas, a saúde que ali convive com a realidade do povo brasileiro”.

Segundo a parlamentar, os agentes de saúde e combate às endemias são a alma do programa e da  estratégia de saúde da família. “Eu costumo dizer que Saúde da Família pode até não ter médicos, mas tem que ter os agentes para poder levar saúde ao povo brasileiro”, disse Kokay. 

A deputada defendeu, ainda, que as demandas da categoria precisam ser ouvidas e avançar na Câmara. 

“Vocês sabem que passaram 4 anos sem reajuste de salários, e não se trata assim a quem leva saúde ao povo brasileiro. Não se trata assim quem combate as endemias e faz com que esse Brasil possa respirar de forma mais aliviada. E vocês sabem que é preciso que essa PEC (22), que está pronta para vir ao plenário, seja discutida e aprovada, para que vocês não tenham seus salários corroídos pela inflação. Porque, se não tem reajuste de salário, o salário vai sendo corroído e vai se transformando em coisa nenhuma”, argumentou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo