Distrito Federal

Após privatização da CEB, queixas sobre energia no DF sobem 96%

A falta de fornecimento de energia em diversas regiões do Distrito Federal por conta de tempestades, ventos fortes e quedas de árvores foi alvo de reclamação de vários moradores da área central e de regiões administrativas da capital federal no último fim de semana e nessa segunda-feira (29/11).https://71e4be2aa185211f29f44c0f260eca68.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

As reclamações, no entanto, não são pontuais como mostram os números da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). De março a novembro deste ano, houve 3.380 registros de insatisfação com os serviços prestados pela Neoenergia Distribuição Brasília. O número representa um aumento de 96% em relação ao ano de 2020, quando protocolou-se 1.720 queixas – à época contra a CEB Distribuidora, agora sob o domínio da empresa privada desde março de 2021.

Corte de energia elétrica

Corte de energia elétricaNeoenergia Distribuição Brasília/Divulgação

Manutenção de poste

Neoenergia se comprometeu a apresentar um plano emergencial, dentro de 24 horas, de ações para os próximos meses que visam a melhora no fornecimento de energia no DFNeoenergia Brasília/Divulgação

Homem fazendo reparo na rede eletrica

Após privatização da CEB, queixas sobre energia no DF subiram 96%Vinicius Schmidt/Metrópoles

funcionário faz manutenção em poste

Durante o fim de semana, varias cidades foram afetadasDivulgação/Neoenergia

Corte de energia elétrica

Corte de energia elétricaNeoenergia Distribuição Brasília/Divulgação

Manutenção de poste

Neoenergia se comprometeu a apresentar um plano emergencial, dentro de 24 horas, de ações para os próximos meses que visam a melhora no fornecimento de energia no DFNeoenergia Brasília/Divulgação1

No Procon-DF, houve, entre a última sexta-feira (26/11) e a tarde desta segunda (29/11), 12 registros negativos contra a empresa. Na soma até novembro deste ano foram 923.

Já no site Reclame Aqui, os consumidores também avaliaram negativamente o serviço. A reportagem contou pelo menos 80 postagens contra a Neoenergia somente nos últimos três dias. Nenhuma delas teve resposta da empresa, avaliada com nota 8,3 de um máximo de 10.

Consumidor afetado

Um dos consumidores afetados pela demora do retorno de energia nessa segunda (29) foi Rafael Guimarães, 40 anos. O morador da quadra 710, da Asa Norte, contou ao Metrópoles que ficou mais de 30 horas sem luz no apartamento dele.

“Por cerca de 9h de domingo (29/11) a energia acabou. Lá pelas 14h, voltou em alguns apartamentos, mas não no meu. Tentei falar com a empresa, mas a Neoenergia não teve nenhum posicionamento em relação a falta de energia. Tudo que estava na geladeira se perdeu”, reclamou.

Diante das longas horas, os residentes do mesmo edifício de Rafael, também afetados pela ausência de luz, até chegaram a contratar um eletricista a fim dele checar a rede elétrica do prédio. Mas, após os testes, constatou-se que uma das três fases divididas pelos apartamentos não estava funcionando.

“Já aconteceu na época que era CEB, mas nunca esse tanto de tempo [sem energia]. Uma vez, foram 16 horas, mas 30 horas nunca aconteceu”, ressaltou.

O outro lado

A reportagem do Metrópoles entrou em contato com a Neoenergia, mas não obteve respostas relacionadas aos números apresentados nesta matéria. O espaço segue aberto para possíveis manifestações.

Quanto as quedas de luz, a companhia informou que 98% dos problemas relatados em todo o DF foram solucionados até a manhã de segunda (29). De acordo com a Neoenergia, houve 429 chamados para queda de luz somente no período matutino.

A empresa acrescentou que eletricistas e técnicos da Neoenergia nos estados de São Paulo, Bahia e Pernambuco deslocaram-se para o DF, onde reforçaram as equipes de manutenção empenhadas em recompor a rede elétrica danificada pelos temporais intensos do fim de semana.

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