Ações Parlamentares

CCJ aprova proposta que revoga “PEC da Bengala”. Erika vota Não!

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) e a oposição travaram um duro embate na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) contra a admissibilidade da proposta de emenda à Constituição (PEC 1159/2019), de autoria da deputada bolsonarista Bia Kicis (PSL-DF). A PEC de Kicis, que reduz de 75 para 70 anos a idade de aposentadoria obrigatório de ministros do STF e servidores públicos foi aprovada no colegiado, nesta terça-feira (23), com voto contrário da deputada Erika. 

Erika classificou a proposta de verdadeiro casuísmo. “É um casuísmo essa própria PEC. Esta PEC por si só vai mostrando a sua, ela mostra a sua cara, uma cara muito cruel ser escondida com os véus de quem tenta dizer que esta é uma PEC para renovar ou oxigenar o Supremo. Nós estamos falando da obrigatoriedade, de que sejam retirados ministros do STF para que o presidente da República possa dominar o Estado e o Supremo”, disse a parlamentar.

A proposta revoga o art. 100 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, da PEC da Bengala (EC 88/2015) que, à época, aumentou de 70 para 75 anos a idade da aposentadoria obrigatória dos ministros do Supremo, dos Tribunais Superiores e do Tribunal de Contas da União.

À época, a modificação custou à então presidenta Dilma Rousseff a não possibilidade de indicar cinco ministros ao Supremo até 2018. Se a redução para 70 anos passar por todas as instâncias do Congresso (comissão especial e plenário, em dois turnos de votação) e entrar no texto constitucional, Jair Bolsonaro poderá indicar dois novos ministros ao STF, uma vez que tanto Rosa Weber quanto Ricardo Lewandowski têm 73 anos de idade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo