BannerDistrito FederalResoluções do PT

Vicente Faleiros é o coordenador do Setorial dos Direitos da Pessoa Idosa

“Pretendemos que nosso Coletivo articule, ao mesmo tempo, a participação do segmento nos fóruns, nos conselhos, nos movimentos sociais, como também, na defesa de direitos no amplo leque evidenciado no Estatuto da Pessoa Idosa”, diz o coordenador; São consideradas pessoas idosas, para efeitos do Setorial, as que tem 60 anos ou mais

Após a realização de duas plenárias, o recém criado Setorial dos Direitos da Pessoa Idosa do PT DF, elegeu, por unanimidade, o companheiro Vicente Faleiros para a coordenação. Por regulamento, o Setorial não elege delegados para o Encontro Nacional. São consideradas pessoas idosas as que tem 60 anos e acima.

Os desafios da longevidade, da transição demográfica, da defesa de direitos, da seguridade social para as pessoas idosas, bem como da sua cooptação por forças conservadoras, são as prioridades do novo Setorial. De acordo com Faleiros, esses são os principais desafios que vieram a exigir, com urgência, um Setorial dos Direitos das Pessoas Idosas na estrutura do Partido dos Trabalhadores. “Nós pretendemos que nosso Coletivo articule, ao mesmo tempo, a participação do segmento nos fóruns, nos conselhos, nos movimentos sociais, como também, na defesa de direitos no amplo leque evidenciado no Estatuto da Pessoa Idosa”, avalia ele.

Além disso, estimular o fomento de ações e políticas voltadas para a valorização do legado da pessoa idosa, suas lutas, história, cultura, saberes e experiência acumulada, de forma  assegurar sua difusão permanente e viabilizada por diferentes canais, com destaque especial para a voz das mulheres idosas que moram na periferia das cidades, campo e das florestas, que sejam elas mulheres negras, indígenas, lgbtqi+, ribeirinhas, deficientes e migrantes, cujas vozes foram secularmente silenciadas.

“É urgente a construção de uma política integrada de garantia de direitos e de condições de vida para as Pessoas Idosas, em uma rede de proteção social, principalmente diante da avassalante pressão neoliberal”, ressalta Vicente Faleiros.

Principais propostas aprovados pelo Coletivo

– As Pessoas Idosas – 60 ou mais – filiadas ao PT poderão atuar no Setorial dos Direitos da Pessoa Idosa com direito a voz e voto e poderão, ainda, optar pela participação em outro setorial, igualmente com direito a voz e voto, assim como acontece nos Setoriais da Juventude, Mulheres e Combate ao Racismo.

– Recomendar ao Partido dos Trabalhadores – PT a realização do Encontro Nacional dos Setoriais dos Direitos da Pessoa Idosa em 2022 de forma extraordinária.

– Recomendar ao Partido dos Trabalhadores no Distrito Federal  que realize oficinas direcionadas às Pessoas Idosas para orientações sobre a utilização das mídias sociais, plataformas para reuniões e os equipamentos como celular, tablete e computador.

Membros do Coletivo

Walter de Souza Matos Filho, Adriane Leao Barbosa da Silva, José Alves da Silva, João Gualberto Pereira da Silva Filho, José Wilson da Silva, Vanderley Batista da Silva, Maria Luiza Cordeiro Calcagno, Ana Lucia da Silva, Flaurizia Rodrigues Lima, Paulo Sales Cordeiro, Maria Julia MArtins, Ricardo Gaunabara Leal, Francisco de Assis Sabino Dantas
Consuelita Oliveira do Nascimento, Jairo de Souza Junior, Silvia Canabrava de Oliveira, Paula Francisca Filha Ferreira Rocha Caldas, Anabel Gonçalves Ferreira, Maria Elineide Rodrigues da Cruz, Elsio Cesar de Souza

PT DF

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo