Ações Parlamentares

Área rural de São Sebastião ganha nova linha da TCB

Foi inaugurada,na madrugada desta segunda-feira (31), a linha de ônibus 190.4, que irá atender a demanda de transporte de diversas comunidades rurais de São Sebastião. A linha vai percorrer cerca de 30 Km num sistema circular e será operada pela Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB). 

A conquista da comunidade teve participação efetiva da deputada federal Erika Kokay (PT-DF). A parlamentar reuniu-se diversas vezes com a Secretaria de Mobilidade e Transporte do Distrito Federal (SEMOB-DF) para reivindicar o atendimento aos assentamentos Primeiro de Julho, Pinheiral, Nova Campuã, Cavas, Nova Vitória e áreas rurais adjacentes. 

“Essa foi uma conquista da comunidade, que ajudou nesta construção. Estivemos juntos e juntas para podermos assegurar o direito de ir e vir de várias comunidades rurais. E aqui nós estamos em um ônibus que saiu às 6 horas da manhã do terminal de São Sebastião e que vai passando por comunidades para poder assegurar com que as pessoas tenham o direito de um transporte”, disse a parlamentar, que fez questão de participar da viagem inaugural. 

Marceli Brito, presidente da Associação dos Produtores Rurais do Acampamento Pinheiral, destacou o significado da linha para as comunidades rurais. “Esse transporte para a gente é de suma importância porque ele anda pelo centro da cidade, ele tem acesso ao banco, à escola maior de São Sebastião, que é o Caic, ao posto de saúde. Então, assim, ele anda no centro da cidade e vai para a área rural e faz o mesmo trajeto na volta”. 

Giliardi Bento Antunes Barbosa, presidente da Associação dos Produtores da Agricultura Familiar do Assentamento Primeiro de Julho (Aspaf), disse que essa era uma demanda antiga dos moradores. “Desde 2014, nós vínhamos lutando com essa linha porque lá na nossa região tem muitas pessoas, muitas crianças e idosos, e hoje vai amenizar um pouco a dificuldade deles se locomoverem da área rural aqui para a cidade de São Sebastião”.

Outra comunidade que comemora a chegada do transporte público na região da Aguilhada são os moradores do Assentamento Primeiro de Julho. A presidente da associação, Eliane Fontenelle falou da importância para as famílias que moram no Assentamento “É muito importante, pois agora as famílias podem fazer as suas compras na cidade, fazer consultas médicas e também fazer bicos na cidade”, afirmou Eliane, que lembra que a comunidade ainda não conseguiu linhas de crédito para poderem sobreviver apenas do plantio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo