BannerDistrito Federal

Setorial de Direitos dos Animais participa de ato pela liberdade dos pássaros presos em gaiolas

Manifestação levou aves gigantes para o céu da Esplanada exigindo a aprovação do texto original do PL 1487/19, que proíbe criação de pássaros em gaiolas e cativeiros
 
Nesta quarta-feira (10), das 9h às 13h, integrantes do Setorial de Direitos dos Animais do PT DF participaram de uma manifestação no gramado em frente à Alameda das Bandeiras, na Esplanada dos Ministérios, pela aprovação do texto original do Projeto de Lei 1487/2019, que visa a proibição da criação de pássaros em gaiolas e viveiros.

A manifestação foi chamada pelo Grupo de Estudos sobre Direitos Animais e Interseccionalidades (Gedai), Fórum Nacional de Proteção Animal, Ampara Silvestre, Frente de Ações pela Libertação Animal (FALA), ProAnima – Associação Protetora dos Animais do DF e Setorial de Direitos Animais do Partido dos Trabalhadores.

Em outubro, com relatório favorável do deputado Nelson Barbudo (PSL-MT), a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou o substitutivo apresentado pelo deputado Joaquim Passarinho (PSD-PA), transformando o que era originalmente um projeto de proteção aos pássaros num texto em defesa de cativeiro animal.

Setorial de Direitos dos Animais do PT

Esta é a primeira manifestação do recém fundado Setorial de Direitos dos Animais do PT, que tem a ativista pelos direitos dos animais, Vanessa Negrini, à frente do coletivo no DF e, também, candidata à coordenação nacional. Vanessa já ajudou a criar o Setorial em 13 Estados e no Distrito Federal. “Enquanto não houver a consciência de que os animais de todas as espécies merecem respeito e cuidados, a humanidade também padece, porque essa falta de amor não é somente com os animais, mas com nossa própria espécie”, diz ela.

No mês de outubro o presidente Lula recebeu o grupo que criou o Setorial de Direitos dos Animais, capitaneado por Vanessa, e entusiasmou-se com a causa. Disse em seu Twitter: “A cadelinha Sofia passando pra avisar que o PT agora tem um Setorial de Direitos Animais que luta pela dignidade dos nossos companheiros de planeta terra. O respeito aos animais, à natureza e a boa convivência entre os seres é nosso passaporte para o futuro!”

Veja fotos do ato desta quarta:









A coordenadora do Setorial de Animais do PT DF, Vanessa Negrini

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo