BannerDistrito FederalResoluções do PT

Anna Paula Feminella é a nova coordenadora do Setorial de Pessoas com Deficiência do PT DF

Eleita por unanimidade, Anna Paula destaca que, mobilidade, cotas, educação inclusiva e participação do Setorial na elaboração do plano de governo do Partido dos Trabalhadores estão entre as prioridades do coletivo

Na segunda-feira (8), Anna Paula Feminella, juntamente com sua chapa Pessoas com Deficiência em Movimento por um DF sem Barreiras, foi eleita por unanimidade para coordenar os trabalhos do Setorial no próximo período. Com 25 votos, o coletivo garante três delegados para o Encontro Nacional.  Anna Paula também é candidata ao Setorial Nacional de Pessoas com Deficiência e vai disputar com outras duas chapas.  

A coordenadora eleita é cadeirante, ativista de Direitos Humanos desde os anos 90, feminista, pesquisadora e servidora pública. Iniciou sua militância política no PT em 1999, na cidade de Florianópolis. Vive em Brasília desde 2009. No governo Dilma, trabalhou na Secretaria-Geral da Presidência da República coordenando o Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência. Atualmente, é diretora da Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal e coordenadora do Coletivo de Trabalhadoras e Trabalhadores com Deficiência, também da CUT DF.

Anna Paula enfatiza que a inclusão das pessoas com deficiência é uma questão de cidadania e Direitos Humanos e requer significativas transformações sociais, com ações específicas que busquem a equiparação de oportunidades, além do desenvolvimento de políticas públicas intersetoriais que considerem as deficiências como diferenças humanas, sem reduzi-las a uma mera questão técnica.

“É preciso respeitar as especificidades, limitações e individualidades, colocando a questão das pessoas com deficiência no âmbito da afirmação de direitos, com garantia de justiça social, igualdade de oportunidades e, ao mesmo tempo, o exercício das diferenças com dignidade”, afirma.

Ela alerta que, assim como em todo o país, as pessoas com deficiência no DF têm pouca visibilidade social e sofrem cruelmente com a maior crise política e sanitária das últimas décadas.

Em sua análise, o Setorial no Distrito Federal tem potencial para atuar junto aos parlamentares do PT no Senado e na Câmara, para o combate aos diversos ataques aos direitos das pessoas com deficiência, especialmente durante o Governo Bolsonaro. “Vamos buscar fortalecer o movimento em defesa de mais e melhores serviços públicos, nos engajar contra a Proposta da Reforma Administrativa (PEC 32/20), as privatizações e os ataques do Governo Federal à Lei de Cotas, com destaque para a Educação Inclusiva.”

Principais deliberações do Setorial para a eliminação das barreiras às pessoas com deficiência no DF

– Mobilização social em reivindicação à acessibilidade arquitetônica e urbanística, comunicacional, nos transportes, nos sistemas de informação, em prédios públicos ou de uso público, bem como nas políticas públicas, em cumprimento à Lei Brasileira de Inclusão;

– Luta contra o sucateamento dos CAPS – Centro de Atenção Psicossociais – e pelo imediato provimento dos medicamentos contínuos de responsabilidade da Secretaria de Saúde do Governo do Distrito Federal;

–  Mobilização para que haja fiscalização ao cumprimento da Lei de Cotas  para ampliação da oferta de empregos às pessoas com deficiência;

– Defesa de Educação Inclusiva com inclusão do ensino de Libras na rede de ensino do DF e contra o fechamento de salas de recursos nas escolas que fazem o atendimento educacional especializado – AEE;

Setorial Nacional

Anna também é candidata à coordenação do Coletivo Setorial Nacional de Pessoas com Deficiência do PT, com a chapa Não basta ser pessoa com deficiência, é necessário ter consciência de classe e protagonizar as mudanças!  

Em âmbito nacional, segundo ela, a chapa também priorizará a defesa das bandeiras históricas do PT, como as já citadas Lei de Cotas e Educação Inclusiva e contra as Emendas Constitucionais que retiram direitos.

“Mas será necessário ampliar esse debate para além do espaço setorial, para que possamos avançar na elaboração de programas de governo. Além disso, pretendemos, fortalecer a atuação dos setoriais estaduais e promover a organização nos estados onde ainda não temos representatividade”.

Acessibilidade também no âmbito do PT

Implantação dos recursos de acessibilidade comunicacional nas atividades e conteúdos audiovisuais do PT, de forma a possibilitar que pessoas surdas e pessoas cegas tenham acesso às mesmas informações que as demais pessoas e possam participar efetivamente das ações do partido, bem como, mais protagonismo para as pessoas com deficiência e a qualificação da atuação no partido para maior inclusão na sociedade e no âmbito das ações de militância no PT, são algumas reivindicações que Anna Paula pretende levar para a discussão partidária.

“Esses pontos implicam em elaboração de programas de governo que contemplem ações para a eliminação do capacitismo (discriminação em razão da pessoa ter deficiência) e a garantia da acessibilidade (arquitetônica, comunicacional, urbanística, nos transportes, no acesso à serviços públicos)”, considera. Dirigentes eleitos

Anna Paula Feminella, Carlos de Souza Maciel, Roselene Cândida Alves, Francisco Djalma de Oliveira, Maria Cristina Oliveira Brasil, Luis Maurício Alves dos Santos, Maria dos Reis Nunes Bezerra, Irisvan Oliveira, Rafaella Agatha de Melo Tavares e Jailson Kaludo.

Para contato com o Setorial de Pessoas com Deficiência: setpessoascomdeficienciaptdf@gmail.com

PT DF (com informações de Anna Paula Feminella)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo