BannerDistrito FederalResoluções do PT

Fundadora do Setorial de Direitos Animais do PT, Vanessa Negrini é eleita para a coordenação no DF

Vanessa é a  idealizadora da temática no Partido e já organizou setoriais em 13 Estados, além do DF. O coletivo quer participar da formulação do Plano de Governo do PT no Distrito Federal para incluir as pautas voltadas aos direitos dos animais

O Setorial de Direitos dos Animais elegeu, neste domingo (7), por aclamação, a companheira Vanessa Negrini para a coordenação dos trabalhos nos próximos quatro anos. Vanessa é a  idealizadora da temática no Partido e já organizou setoriais em 13 Estados, além do DF. Ela também é candidata única para coordenar o Setorial Nacional de Direitos dos Animais. Foram 66 votos na candidatura, garantindo 7 vagas para a delegação.

A coordenadora do Setorial de Direitos Animais do PT é Mestre e doutora em Políticas de Comunicação e Cultura (UnB); professora da disciplina Mobilização Pública e Direitos Animais na Universidade de Brasília; coordenadora executiva do Núcleo de Estudos sobre Direitos Animais e Interseccionalidades (NEDAI/Ceam/UnB); e primeira suplente de deputada federal (PT DF).

Entre as propostas para o Distrito Federal, aprovadas na tese que leva o mesmo nome da chapa, DF pela vida das pessoas e de todos os animais, estão a realização de seminários, grupos de estudo e capacitação, visando aprofundar o tema e difundir as informações sobre os direitos dos animais entre a militância, dirigentes e parlamentares petistas.

“Vamos interagir com os demais Setoriais e mostrar as contribuições dos Direitos dos Animais para a Saúde, Meio Ambiente, Segurança Alimentar, Segurança Pública, Mulheres e outros”, diz a coordenadora.

Além disso, Vanessa pontua que o Setorial quer participar da formulação do Plano de Governo do PT DF para incluir as pautas de direitos dos animais.

As principais propostas aprovadas pelo coletivo são:

  • Políticas públicas para castração permanente de cães e gatos, com atendimento descentralizados em todas as regiões administrativas;
  • Fortalecimento dos órgãos de investigação e punição dos crimes de maus-tratos;
  • Banimento definitivo das carroças, com apoio a recolocação profissional dos trabalhadores e acolhida dos animais;
  • Apoio a ONGs e protetores independentes;
  • Apoio a DF como zona livre de agrotóxicos;
  • Incentivo a alimentação vegetariana em escolas públicas;
  • Implantação de educação para os direitos animais e natureza nas escolas;
  • Ampliação do atendimento do Hospital Veterinário Público;
  • Grupos para realização de CED – Captura, Esterilização e Devolução;
  • Proibição de realização de eventos de entretenimento com a utilização de animais; – Proibição de testes de laboratório em animais.

Política nacional em defesa de todas as formas de vida

A necessidade de políticas públicas voltadas para os cuidados e os direitos dos animais dá força ao Setorial. Com o lema “Pela vida das pessoas e de todos os animais” o novo Setorial já elaborou sugestões para uma política nacional que permita interação justa e saudável entre animais humanos e não humanos.

Vanessa ressalta que, em 43% dos lares brasileiros há, pelo menos, um cachorro adotado e, em outros 19%, ao menos um gato. Além disso, 14% dos brasileiros são veganos ou vegetarianos, ou seja, cerca de 30 milhões de pessoas que decidiram mudar sua alimentação e estilo de vida por respeito aos animais.

“São 30 milhões de pessoas dizendo que é preciso tratar os animais de forma digna e é fundamental priorizar um sistema de atendimento, cuidados e um tipo de alimentação que preserve o meio ambiente, os direitos animais e a saúde humana. O PT leva isso em consideração ao nos apoiar amplamente para a criação desse Setorial”, diz Vanessa.

Uma das primeiras ações do novo colegiado foi a elaboração de um manifesto com princípios e diretrizes e a reunião de sugestões para uma política nacional a respeito do tema, entregues ao presidente Lula e à presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), durante encontro realizado no mês de outubro.

Na ocasião, Lula demonstrou interesse ao saber que, em comparação com o método tradicional, a carne cultivada em laboratório emite 80% menos gases do efeito estufa, utiliza 96% a menos de água e necessita de 99% a menos de terra.

https://twitter.com/LulaOficial/status/1447676278581170176?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1447676278581170176%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fpt.org.br%2Fpartido-dos-trabalhadores-cria-setorial-de-direitos-animais%2F

A agenda também foi acompanhada pelo porta-voz da Frente de Ações pela Libertação Animal (Fala), Bruno Pinheiro, que apresentou dados do projeto Voto Animal, que acompanha o desempenho de candidaturas animalistas em todo o Brasil. “De todo trabalho que faço acompanhando alguns partidos políticos, assessorando voluntariamente sobre a pauta animal, este é sem dúvida o movimento partidário mais organizado em defesa dos direitos animais”, afirmou.

Respeito aos animais x sobrevivência da humanidade

Outra preocupação do Setorial de Direitos Animais do PT é com a redução da oferta global de água e alimentos, provocada pela pecuária industrial, que estimula a produção de alimentos que servem de ração (como a soja) em detrimento de culturas cujo destino direto é a alimentação humana.

Mais de 40% dos grãos mundiais são dados para os animais na produção industrial de carne, que para produzir 1kg de proteína animal, utiliza em média 6kg de proteína vegetal proveniente de grãos e forragem, além de 15 mil litros de água.

Setorial tem ato marcado para a próxima quarta-feira (10)

Na quarta-feira (10), das 9h às 13h, o Setorial de Direitos Animais já tem programada uma manifestação no gramado em frente à Alameda das Bandeiras, na Esplanada dos Ministérios, pela aprovação do texto original do Projeto de Lei 1487/2019, do deputado Nilto Tatto (PT-SP), que visa a proibição da criação de pássaros em gaiolas e viveiros.

A iniciativa é apoiada pelo Fórum Nacional de Proteção Animal, Ampara Silvestre, Setorial de Direitos Animais do Partido dos Trabalhadores (PT), Frente de Ações pela Libertação Animal (FALA) e Grupo de Estudos sobre Direitos Animais e Interseccionalidades (Gedai), o qual Vanessa Negrini também é uma das fundadoras.

Chapa Coletivo

A Chapa do Coletivo ‘DF pela vida das pessoas e de todos os animais’ é composta por:

Alessandra Rosa Gondim, Alexsandro Pereira Machado, Anna Carolina Godinho De Almeida, Antoniana Ottoni, Danilo Martins De Castro Chaib, Elize Mariane Sampaio Muller, Fátima Zotte, Fernanda Cardoso Miziara, Flávio Lacerda Alves, Francimery Alves Bastos, Hudson Cunha, Lailson Belém Lima, Leonam Luiz Guimarães Junior, Luis Antonio Pasquetti, Mateus Santos Negrini, Meibe Mariane Teixeira Cutrim, Rebeca Loiola Vieira, Suriman Bentes Carreira, Tania Maria Rodrigues Da Costa, Vitor Machel Santos Severino.

Delegação

Alexsandro Pereira Machado, Flávio Lacerda Alves, Francimery Alves Bastos, Hudson Cunha, Itala Gabriela Santos Negrini, Lailson Belém Lima Pardo, Vanessa Negrini

PT DF com informações de PT Nacional

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo