BannerDistrito FederalJuventude

IFB de São Sebastião terá cursinho gratuito para ingresso em instituições públicas; Inscrições vão até hoje (10); JPTDF destaca a importância da iniciativa

O secretário da JPTDF, Vitor Zaupa, ressalta a iniciativa: “É importante não só lutar para que os IFs tenham cursos preparatórios, mas que o próprio governo do Distrito Federal crie um programa de preparação dos alunos de escolas públicas”

O projeto de extensão “Cursinho Preparatório Redescobrindo – PAS UnB” do IFB Campus São Sebastião está com vagas abertas para o curso “I REDESCOBRINDO – Letramento Democrático e Preparatório para Certames de Seleção para Universidades Públicas”.

O curso é voltado para estudantes de Ensino Médio, PROEJA e EJA e terá carga horária de 60h. Os interessados devem inscrever-se até o dia 10 de janeiro, por meio do site do programa.

As aulas acontecem neste primeiro semestre de 2022 e a atividade terá certificação ao final como Curso de Extensão cadastrado na PREX IFB.

Para o secretário de Juventude do PT DF, Vitor Zaupa, a iniciativa deve implementada em todos os campus dos Institutos Federais, de forma a possibilitar que mais jovens tenham acesso à educação pública e de qualidade. “É importante não só lutar para que os IFs tenham cursos preparatórios, mas que o próprio governo do Distrito Federal crie um programa de preparação dos alunos de escolas públicas.”

Zaupa também destaca que a JPT luta pela retirada da taxa de inscrição no PAS: “O GDF pode subsidiar a taxa dos estudantes que comprovem baixa renda. Para a última edição do PAS a taxa chegou a R$ 127, o que equivale a 10% do salário mínimo, totalmente impossível de ser paga por muitas famílias”, diz.  


Segundo ele , para que a educação “seja de fato libertadora, aos moldes do mestre Paulo Freire é importante ampliar ainda mais o acesso à educação, e isso se faz por meio de políticas públicas de inclusão. A educação pública, gratuita e de qualidade para todas e todos é e sempre será uma bandeira importante e prioritária para a Juventude do PT, e com certeza lutaremos para que seja mais uma vez pauta central no próximo governo Lula e em um governo petista no DF”, finaliza.

Para mais informações sobre o curso, acesse o site do evento na plataforma even3: even3.com.br/cursinhoredescobrindo12022

A atividade é uma realização do “REDESCOBRIR – Laboratório Tecnologia e Diversidade / IFB Campus São Sebastião”, sob coordenação da professora María del Pilar Tobar Acosta.

Fonte: IFB

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo