BannerDistrito FederalResoluções do PT

Encontros Setoriais: Secretaria de Cultura elege Yuri Soares para a próxima gestão

O novo Secretário obteve 72,2% dos votos; para ele, o desafio é articular a Cultura com os setores da sociedade atingidos pelas políticas ultraliberais de Bolsonaro e Ibaneis.

A Secretaria de Cultura do PT DF elegeu, no domingo (17), o companheiro Yuri Soares como novo Secretário. Representante da chapa Luta Cultura, Yuri contou com 149 votos para o Coletivo e 154 para a delegação nacional, totalizando 72,2% dos votos para sua candidatura. A votação se deu por meio de enquete realizada em plenária virtual. Márcio Apolinário, que concorreu pela chapa Revolução Multicultural, obteve 59 votos.

Yuri destaca os principais pontos da Tese de sua chapa e os retrocessos enfrentados pelos artistas e agentes culturais. Em sua visão, esses problemas são um indicativo de que governos ultraliberais são verdadeiros inimigos da cultura. “Os governos petistas ampliaram e democratizaram o acesso à cultura por meio da criação dos pontos de cultura, da valorização das manifestações culturais regionais e melhor distribuição dos recursos e investimentos financeiros, contemplando os eixos do Patrimônio, Artes, Mídias e Criações Funcionais. Num momento de pandemia, termos governos como Ibaneis Rocha no DF e Bolsonaro no Brasil, é um enorme desastre”, avalia.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é cultura-print-1024x700.jpg
Plenária da Secretaria de Cultura do PTDF

O Secretário lembra que, com Bolsonaro, a elite golpista e os fundamentalistas realizam ataques em diversas frentes na Cultura. “É uma guerra contra as políticas culturais e áreas afins à cultura, como educação, meio ambiente e comunicação. Os cortes orçamentários foram brutais, assim como as nomeações de figuras notadamente adversárias da cultura para postos estratégicos visando o desmonte total das políticas culturais.”

“No DF, a situação também é muito ruim” diz Yuri. Para ele, Ibaneis seguiu a mesma cartilha de Bolsonaro. “Isso teve reflexos na gestão desastrosa da pandemia e nas políticas ultraliberais como a privatização da CEB e o desmonte do serviço público. O principal projeto cultural que Ibaneis apresenta à sociedade é a tentativa de construção do Museu da Bíblia, o que fere a laicidade do Estado e mostra claramente sua visão de cultura, atrelada ao proselitismo religioso.”

A capital federal possuiu diversos espaços culturais que se encontram, há anos, abandonados e necessitando de investimentos e reforma, como é o caso do Teatro Nacional Cláudio Santoro, um monumento arquitetônico largado ao total descaso. Além disso, Yuri lembra a dificuldade dos artistas e trabalhadores da cultura em geral, que sofrem com a falta de investimentos públicos no setor.

“Artistas e trabalhadores da Cultura se viram abandonados, sem recursos para a sua subsistência e foi somente com a ampla mobilização de todos os atores da cadeia criativa e com o apoio do PT e partidos de esquerda que conseguimos garantir a aprovação da Lei Aldir Blanc, mostrando que o caminho para avançar e derrotar a necropolítica se dará com articulação e muita luta”, destaca.

Secretário Yuri Soares: a renovação na luta pela Cultura no DF

Sobre os próximos passos para o setorial, o Secretário afirma que o objetivo é a aprovação da Lei Paulo Gustavo. “Temos o desafio de articular a cultura com as resistências dos diversos setores da sociedade atingidos pelas políticas ultraliberais de Bolsonaro e Ibaneis. Passar de uma etapa defensiva e reativa para uma etapa ofensiva e propositiva, dialogando com a população para a eleição de Lula presidente e de um governo no DF capaz de implementar políticas públicas que beneficiem a maioria do povo. Para isso, contamos com todos os companheiros e companheiras do PT DF e da Secretaria de Cultura. Juntos poderemos trabalhar com mais força pelas causas da Cultura e dos trabalhadores da área”, conclui.

Como funcionam os Encontros Setoriais do PT

Os encontros setoriais e as secretarias funcionam como o principal elo entre o PT, as bases e a sociedade, além de terem papel primordial na elaboração de programas partidários e de governo. Os diretórios estaduais são responsáveis por dirigir as etapas junto às Secretarias Nacional de Organização e de Movimentos Populares.

Esse ano, as eleições nacionais vão acontecer entre a segunda quinzena de novembro e a primeira de dezembro.

PT DF

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo