BannerDistrito FederalResoluções do PT

Encontros Setoriais do PT promovem renovação, mobilização e inovação partidária; Meio Ambiente já tem novo Secretário

Por meio de plenárias virtuais, os Encontros debatem os principais problemas do país. No PT DF, o professor Henrique Torres é novo Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento

Os Encontros Setoriais do Partido dos Trabalhadores estão em pleno andamento nesse segundo semestre de 2021. Com o objetivo de organizar os diferentes setores de atuação do PT, além de renovar as Secretarias e as Coordenações Setoriais, os Encontros também visam debater a relação com os Movimentos Sociais, a mobilização e a inovação da ação partidária. No DF, mais de 3 mil filiados se credenciaram para os Encontros Setoriais.

As atividades referentes aos Encontros estaduais seguem até novembro, com as eleições das novas Secretarias e Coordenações. Em casos de chapa única, a eleição é por aclamação.   

O PT DF conta com os Setoriais e ou Secretarias: Agrária, Assuntos Indígenas, Ciência e Tecnologia, Combate ao Racismo, Cultura, Comunitário, Direitos dos Animais, Direitos Humanos, Economia Solidária, Educação, Energia e Recursos Minerais, Esporte e Lazer, Juventude, LGBTQIA, Meio Ambiente, Moradia, Mulheres, Pessoas com Deficiência, Saúde, Segurança Alimentar, Segurança Pública, Sindical e Transportes.

Desses, acontecem disputa apenas em Ciência e Tecnologia, Cultura, Meio Ambiente e Mulheres.

A partir dessa semana, iremos publicar uma série de matérias sobre os Encontros Setoriais do PTDF, iniciando com o Meio Ambiente, cuja eleição, já definida, elegeu a chapa Defender e Preservar a Vida.

Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento

Com duas plenárias virtuais, realizadas nos dia 30 de setembro e 9 de outubro, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT DF (SMAD)  elegeu para novo Secretário, o professor de Geografia da Secretaria de Educação do DF, Henrique Torres.

Militante e ativista ambiental, o professor Henrique destaca a boa participação dos credenciados durante as plenárias: “No dia 30/09 tivemos 104 presenças virtuais no encontro da SMAD e no dia 09/10 tivemos 95 presenças virtuais, registradas no chat”.

O Secretário também destaca pontos da tese vencedora, Manifesto por todas as formas de vida. “O principal destaque da nossa tese é a defesa da vida, em todas as suas formas e habitats. Está na hora de a sociedade reconhecer que o capitalismo demostrou ser incapaz de assegurar a continuidade da vida humana no planeta e, somente uma nova sociabilidade, baseada no ecossocialismo, junto a uma transição justa, será capaz de nos salvar”, afirma.

Professor Henrique Torres é o novo Secretário do Setorial de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT DF

Para ele, a pandemia do Covid 19 é um exemplo de que o modelo de exploração dos recursos do planeta já está mais que defasado. “A ordem neoliberal gerou a pandemia e continua avançando na destruição dos biomas, trazendo uma emergência climática sem precedentes na história do planeta, já estamos em um estado de barbárie”.

Outro ponto ressaltado pelo novo Secretário do Setorial de Meio Ambiente é a importância do envolvimento da classe trabalhadora nas questões ambientais. Segundo ele, as mesmas forças que destroem direitos e retiram a dignidade dos trabalhadores, também se utilizam dos recursos naturais de forma inconsequente e predatória, comprometendo o futuro de todos. “A classe trabalhadora está na ponta desse processo de destruição da vida. E dentro desse processo corrosivo, as pessoas que sofrem de forma mais imediata são as mulheres, a população negra, pessoas com deficiências, povos das florestas, quilombolas e povos originários, ou seja, os mais fragilizados. Exatamente como a natureza, que é vítima desse mesmo sistema exploratório”, concluiu.

O que são e como funcionam os Encontros Setoriais do PT

No mês de agosto, o Partido dos Trabalhadores deu início ao processo de encontros dos setoriais e das secretarias setoriais nos estados. Esses núcleos funcionam como o principal elo entre o PT, as bases e a sociedade, além de terem papel primordial na elaboração de programas partidários e de governo.

O calendário e o regulamento com todo o processo servem de base para as ações dos diretórios estaduais responsáveis por dirigir as etapas junto às Secretarias Nacional de Organização e de Movimentos Populares. As eleições nacionais vão acontecer entre a segunda quinzena de novembro e a primeira de dezembro.

PT DF com informações de PT Nacional



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo