Ações Parlamentares

Erika Kokay defende que Paulo Guedes explique offshore em paraíso fiscal

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) defendeu que o ministro da Economia, Paulo Guedes, venha à Câmara Federal para explicar suas movimentações financeiras por meio de offshore em paraíso fiscal. A convocação do ministro foi aprovada, nesta terça-feira (05), na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP). 

“Temos um ministro que fere o Código de Conduta, o qual estabelece que funcionários com poder decisório não podem ter investimentos em setores que sofrem os impactos da política governamental. São investimento em dólar e nós temos o crescimento do dólar. O dólar está mais de R$ 5”, explicou a deputada Erika Kokay.

A parlamentar questionou, ainda, que o ministro defendeu a taxação de lucros e dividendos, mas apenas para quem investe no Brasil. “Ele investe em paraísos fiscais e está se isentando de pagar impostos. Está trabalhando para si mesmo”, criticou. “Por isso, ele tem que vir aqui e tem que sair imediatamente do governo”, completou. 

Entenda o caso – A notícia sobre a offshore foi publicada pelos sites da revista Piauí e Poder360, que integram o consórcio internacional de jornalistas investigativos que teve acesso a milhões de documentos sobre offshores em paraísos fiscais (Pandora Papers).  O vazamento também apontou empresa no exterior em nome do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo