ArtigosNacional

Dia internacional do idoso

Dia 27 de setembro, Dia Nacional do Idoso, foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação do idoso no País, seus direitos e dificuldades.

Primeiro de outubro é o dia internacional do idoso. A data foi criada por iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), em 1991, durante a aprovação da Resolução 46/91, visando tratar dos direitos dos idosos e criando espaços de debate sobre a importância de preservar o respeito e a dignidade dessas pessoas.

É hora de reverenciar a história e a experiência de quem atravessou as turbulências da vida e chegou à serenidade e à calmaria da existência.

Em todas as sociedades, em todos os tempos da história da humanidade se tem notícias do respeito àqueles e àquelas que chegaram à velhice. Os idosos e as idosas são os guardiões e as guardiãs da cultura e dos costumes das suas comunidades. E mesmo com todos os recursos da modernidade ainda são os transmissores de detalhes e segredos que passam despercebidos pelos historiadores.

Volta e meia ouvimos pejorativamente que o PT envelheceu só porque a sua militância mais antiga, resiliente e insistente continua ativa na resistência por uma sociedade menos desigual.

Nessa semana nacional e internacional dos idosos e das idosas vamos refletir e continuar batalhando para que mais brasileiros e brasileiras, que mais militantes petistas cheguem à condição de idosos e idosas com dignidade, com direitos garantidos e com saúde e disposição para a luta.

Mauro Pinheiro
Militante do PT de 70 anos de idade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo