Ações Parlamentares

Erika questiona Onyx sobre informalidade, precarização e desemprego

O Ministro do Trabalho de Jair Bolsonaro, Onyx Lorenzoni, compareceu à audiência pública da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP), nesta terça-feira (14). A deputada Erika Kokay (PT-DF) fez uma série de questionamentos ao ministro sobre a realidade do mundo do trabalho no Brasil, em especial, ao alto índice de desemprego e aos interesses do governo de precarizar ainda mais as relações de trabalho no país. 

“Nós temos mais de 14 milhões de desempregados, 35 milhões na informalidade. A fome voltou a existir neste país, a fome que deixou de ser uma realidade no Brasil nos governos de Lula e Dilma. Nós temos, ainda, uma queda na renda média do trabalhador da iniciativa privada, segundo o último levantamento da PNAD contínua – abril, maio e junho – caiu 4,9% em relação ao mesmo período de 2020, e o governo continua com a velha cantilena ultraliberal de que é preciso aprovar reforma que retiram direitos dos trabalhadores”, afirmou Kokay;

A deputada Erika Kokay disse ao ministro que o atual governo não tem interesse em reduzir o sofrimento do povo brasileiro porque só pensa em agradar o mercado financeiro. “É a mesma velha cantilena que ouvimos na época da Reforma Trabalhista, da Reforma da Previdência e agora nessa discussão da PEC 32, que chamam de Reforma Administrativa. Tudo tem a mesma lógica de dar louros ao mercado financeiro e deixar o País à mercê do capital rentista, que vive de renda e por isso é apartado do mundo do trabalho, porque não produz. Este é o segmento louvado por Paulo Guedes (ministro da Economia)”, disse.

Kokay lembrou que o governo Bolsonaro nunca teve compromisso com a geração de emprego e renda ao povo brasileiro. “O governo teve como uma de suas primeiras medidas acabar com o Ministério do Trabalho e volta com este Ministério, não em função da necessidade de responder às demandas e angústias do povo brasileiro, mas para acomodar uma base para impedir o processo de impeachment”, criticou. 

“A lógica do governo é precarizar, precarizar, precarizar. O presidente da República teve uma ousadia cruel de estabelecer que as pessoas precisam escolher entre ter direitos ou emprego. É o mesmo discurso escravocrata de se contentar com migalhas”, completou.

Apesar das promessas do ministro Onyx Lorenzoni sobre uma possível recuperação dos empregos no Brasil, Kokay disse que a realidade enfrentada pelo país é de queda de 0,1% do PIB e inflação descontrolada caminhando para 10% ao ano, afetando principalmente os mais pobres.

“O Brasil real é esse ministro, porque não existe da parte deste governo um projeto de desenvolvimento nacional que promova o crescimento do país e a geração de emprego e renda”, observou a petista.

Créditos: Reila Maria/Câmara dos Deputados

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo