Internacional

Diálogo histórico ocorrido entre Fidel Castro e Salvador Allende

Estamos divulgando, pela primeira vez com legendas disponíveis em português, um diálogo histórico ocorrido entre Fidel Castro e Salvador Allende, em novembro de 1971.

O líder da Revolução Cubana passou 24 dias no Chile, que então vivia um processo revolucionário. No decorrer de sua visita, Fidel tentara convencer Allende que não seria possível avançar no processo de transformações econômicas e sociais promovidos no Chile sem enfrentar, mais cedo ou mais tarde, uma reação golpista da burguesia. Assim, Fidel defendia a necessidade de a) destruir o aparelho de Estado burguês no Chile; b) armar e preparar o povo para resistir ao golpe. Por sua vez, Allende sustentava que as “condições específicas” do Chile, ao contrário de Cuba, permitiriam um avanço revolucionário pacífico, com mobilizações populares combinadas com reformas por dentro da institucionalidade, sem modifica-la.

Em 11 de setembro de 1973, o governo da Unidade Popular sofreria um golpe e Salvador Allende seria assassinado. O diálogo entre esses dois líderes históricos, embora revestido de uma atitude bastante diplomático de ambas as partes, trata-se de uma inestimável aula de história, política e estratégia revolucionária.

No YouTube, clique nos três pontinhos e “ativar legendas”: https://youtu.be/AqJsNC1xgwQ

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo