BannerDistrito Federal

Distrital apresenta projeto para barrar ônibus mais velhos nas ruas do DF

Câmara votará proposta para anular recente ampliação da vida útil dos coletivos de sete para 10 anos no sistema de transporte público

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) apresentou um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para barrar a recente ampliação do tempo de vida útil dos ônibus do transporte público do Distrito Federal.

O Governo do Distrito Federal (GDF) ampliou esse tempo de sete para 10 anos. A medida é alvo de críticas, inclusive dentro da Câmara Legislativa do DF (CLDF).

Caso o PDL seja aprovado, o tempo de vida útil voltará para sete anos. Para Vigilante, a ampliação beneficia apenas as empresas do sistema de transporte público.

“A gente está vendo centenas de ônibus quebrados, caindo aos pedaços. Vemos passageiros esperando nas paradas. Portanto, isso é inaceitável”, disparou Vigilante.

Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), a ampliação do tempo de vida útil teve como finalidade equilibrar os contratos em função da baixa demanda por transporte coletivo durante a pandemia da Covid-19.

“Cabe esclarecer que, com a mudança do período de renovação, houve redução da tarifa técnica. Para os contratos novos, será mantida a idade mínima da frota de 7 anos para fim de renovação”, detalhou a pasta.

Metrópoles

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo