Nacional

PT ajuda aprovar proibição de tatuagens em animais e Setorial de Direitos Animais do PT é saudado na fala de parlamentares

Com ajuda do PT, a Câmara dos Deputados aprovou hoje a proibição de tatuagens em animais, para fins estéticos. O PL 4206/2020, de autoria do @fredcostadep , segue agora para votação no Senado Federal.

Em seu discurso, a deputada federal Erika Kokay @erikakokay afirmou: “Presidente, nós seres humanos não somos donos da vida. Nós fazemos parte de uma trama de vida que tem uma diversidade que é mágica. Nós temos várias expressões da vida no nosso Planeta e todas elas devem ser preservadas, devem ser cuidadas. Nós estamos falando do direito dos animais, de direitos dos seres vivos para que possam não ter a tortura ou a dor imposta e decidida por outro ou decidida pelo ser humano. O ser humano pode optar sobre o que fazer com o seu próprio corpo. Aliás, nós temos que ter clareza de que os nossos corpos são nossos corpos, essa obviedade que foi negada, e é negada, tantas vezes às mulheres. Os nossos corpos são nossos corpos e nós podemos decidir como nós vamos desenhar ou como nós vamos expressar ou o que nós vamos fazer ou utilizar para os nossos próprios corpos. Mas decidir pelos animais, impor-lhes uma dor sem que eles possam argumentar ou possam expressar a sua própria vontade, porque não podem, é tortura. É tortura. É tortura. E não podemos admitir a tortura. Nós não podemos admitir a tortura a nenhum ser vivo. Nós precisamos entender que as matas, as florestas, dizem respeito a nossa própria existência e o conjunto dos seres vivos e os animais precisam ter assegurada a sua existência, precisam ter as suas existências cuidadas. Nós estamos aqui falando da proteção da vida, essa vida que tem sido tão açoitada, porque ocupa a Presidência da República, que faz com que tenhamos tanta devastação da natureza e que nós tenhamos uma hierarquização de que vidas valem mais do que outras e que dores são permitidas para determinados corpos, porque a necropolítica que está em curso neste País é sempre mais intensa para determinados corpos. Por isso, este projeto — e quero parabenizar o Deputado Fred Costa — é absolutamente meritório e terá o nosso apoio, porque nós precisamos tecer essas tramas de vida e nós precisamos respeitar os animais. E o faço lembrando da Vanessa Negrini, que é a 1ª Suplente do nosso partido nesta Casa, que tem uma luta incansável em defesa dos animais, porque isso faz com que nós possamos entrelaçar todas as vidas e nós possamos ter lógica de cuidado.”

O secretário Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT, deputado federal Nilto Tatto @niltotatto, orientou a bancada do PT a votar “sim”, enfatizando em seu discurso a importância da fundação do Setorial de Direitos Animais do PT. “Quero aproveitar a oportunidade desse debate e saudar também, como bem fez a Deputada Erika, uma companheira do PT, que é a primeira suplente inclusive de Deputada Federal pelo Distrito Federal, a companheira Vanessa, que tem se empenhado e construiu dentro do PT um setorial em defesa dos direitos dos animais. Eu fico muito feliz em saber que esse debate tem avançado muito. É uma luta que o PT vem fazendo há um bom tempo. Quero saudar, aproveitando esta oportunidade, a Vanessa e dizer que esse debate dentro da Câmara também é reflexo desse debate que fazemos internamente dentro do PT.”

@ptbrasil
@ptnacamara
@lulaoficial
@institutolula
@fpabramo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo