BannerNoticia

Nilmário Miranda lança livro de memórias em Ceilândia

O jornalista, político e militante dos direitos humanos Nilmário Miranda lança na próxima segunda-feira (17), em Ceilândia, seu livro de memórias “Histórias que vivi na História”.

A obra apresenta o testemunho de quem sentiu na pele o golpe civil-militar de 1964, a instauração do terror de Estado e lutou pelo restabelecimento da democracia. O relato começa pela formação política em Teófilo Otoni, passa pelo período de clandestinidade e prisão política, até chegar ao atual panorama do Brasil, com destaque para Minas Gerais.

Nilmário faz um balanço dos avanços e retrocessos das conquistas sociais no Brasil, sobretudo a partir da Constituição “Cidadã” de 1988. Destaca a contribuição do PT e de outros partidos de esquerda na redução das desigualdades e da injustiça, mas não deixa de reconhecer erros políticos desses grupos, o que contribuiu para “o golpe parlamentar de 2016”. Aponta, ainda, os estragos do “governo ilegítimo”, como “a erosão do Estado Democrático de Direito” e o “desmanche das conquistas sociais”.

O jornalista revela que a conjuntura política do país impulsionou o processo de escrita. “Decidi escrever Histórias que vivi na História depois do golpe de 2016, que liberou tanta intolerância, violência e ódio. Nossa geração não esperava que fôssemos viver de novo tanto retrocesso. Cada um tem o dever e a obrigação de fazer o que sempre fazemos: lutar, e, não havendo o que fazer, lutar”, conta o Nilmário na introdução do livro.

Primeiro ministro dos Direitos Humanos do Brasil, no governo Lula da Silva e secretário da mesma pasta no governo de Minas Gerais, Nilmário nos dá a visão de um Brasil que muito já caminhou, mas ainda tem um longo percurso a cumprir para se tornar de fato um Estado Democrático em toda a plenitude.
A obra foi publicada pela Geração Editorial.

Serviço

Evento: Lançamento do livro “Histórias que vivi na história”.
Data: 17/02/2020 (segunda-feira)
Horário: 19 horas
Local: Espaço Cultural Chico Vigilante – QNN 17 – Conj E – Lotes 4/6 – Av. Hélio Prates

Fonte: Ceilândia em Alerta

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo