BannerDistrito Federal

CLDF suspende eventos presenciais abertos ao público nas dependências da Casa

A Câmara Legislativa (CLDF) decidiu suspender a realização de eventos presenciais com presença de público nas dependências da Casa. A medida foi publicada nesta segunda-feira (16) e é válida por 30 dias.

Passados os 30 dias de suspensão, os eventos com participação de público só poderão ser realizados mediante autorização da Mesa Diretora.

A medida anula uma decisão publicada no dia 15 de julho que autorizava a retomada de eventos coletivos nas dependências da Casa, sobretudo nas salas de reuniões e nos auditórios. Estavam permitidas visitações, agendas de lideranças partidárias e frentes parlamentares e outros programas patrocinados pela CLDF.

Esta mesma decisão do dia 15 de julho ordenou que os servidores voltassem ao trabalho presencial no último dia 1º de agosto. Quem se encaixar em grupos de risco só poderá retornar 30 dias após tomar a segunda dose (ou dose única, em caso da Janssen) de vacina contra a covid-19.

A medida causa temor nos funcionários, que temem a ampliação de casos de infecção pela doença. Para o Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo e Tribunal de Contas do DF (Sindical), a medida é precipitada e põe em risco, principalmente, as pessoas que ainda não foram imunizadas, cerca de 80% da população do DF, segundo dados do Consórcio de Imprensa.

Segundo o presidente da entidade, Jeizon Silverio, as medidas preventivas, como o uso de máscaras e o afastamento social, não têm sido cumpridas à risca pelos frequentadores da Câmara. “A Câmara corre o risco de se tornar o epicentro da Covid-19 no DF. “A retomada de audiências públicas e sessões solenes transformará a Câmara Legislativa num verdadeiro ‘covidário’”, teme Silverio.

Desde o ano passado, mais de uma dezena de parlamentares foram infectados pelo vírus. No último dia 2 de julho, a assessoria do deputado Guarda Jânio (Pros), por exemplo, informou que houve piora do quadro de seu quadro de saúde. O parlamentar esteve internado desde o dia 29 de julho, mas, nas redes sociais, apareceu próximo de outras pessoas, descumprindo medidas de afastamento social e sem usar máscara nas dependências da Casa. Jânio teve melhora na última semana e foi extubado.

JB

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo