BannerEnfrentando o coronavírus

Cuba: Havana conclui vacinação de população adulta contra a covid-19

Imunização dos maiores de 19 anos aplicou doses em mais de 1,3 milhão de cubanos, utilizando as vacinas próprias Abdala e Soberana 02

O Ministério da Saúde de Cuba informou na segunda-feira (02/08) que 15 municípios de Havana, capital do país, concluíram a campanha de vacinação contra o novo coronavírus da população adulta, com mais de 1,3 milhão de cubanos vacinados com três doses aplicadas.

Com 2,1 milhões de habitantes, a imunização dos maiores de 19 anos na região começou em maio deste ano utilizando doses das vacinas Abdala, a primeira com aprovação de uso emergencial na ilha, e da candidata Soberana 02, também desenvolvida no país. 

María Elena Soto, chefe de atenção primária de saúde do Ministério cubano, disse que, “essencialmente”, todos os cubanos “vacináveis em Havana” já foram vacinados. A especialista também disse que 57 centros de vacinação continuam abertos para receber aqueles que ainda permanecem pendentes de completar as doses. 

A chefe da atenção primária anunciou que o processo de vacinação foi concluído em 20 municípios cubanos, que incluem 15 em Havana, Ilha da Juventude e quatro na província de Santiago de Cuba. Outros 35 municípios “estão passando pelos diferentes estágios de vacinação”, enquanto em 19 regiões o “procedimento começou no dia 29 de julho”.

No entanto, mesmo com a vacinação avançada, Soto disse que o esquema de imunidade será alcançado entre 14 a 28 dias após a última dose, apontando que ainda é necessário que os cubanos sigam as medidas sanitárias para conter o avanço do vírus, como uso de máscara e distanciamento social. 

Além disso, Soto informou que “todos os processos de vacinação” incluem “grupos vulneráveis e de alto risco”, como mulheres grávidas com mais de 15 anos, no segundo e terceiro trimestres da gravidez, além das mulheres que amamentam. 

O esquema da campanha contra a covid-19 também continua em pessoas com doenças crônicas, pacientes em asilos, hospitais psiquiátricos, centros médicos psicopedagógicos e nefropatas.

Em maio, o governo cubano afirmou que, com o esquema de vacinação, pretendia vacinar 70% da população até o final de agosto. De acordo com o Ministério da Saúde, até o domingo (01/08), 4.155.261 pessoas receberam pelo menos uma dose das vacinas cubanas. Com a segunda aplicação, 3.225.507, e 2.680.468 com a terceira.

Com isso, Cuba ultrapassou a marca de 10 milhões de doses contra a covid-19 aplicadas no país.

Há 13 meses a biomedicina cubana desenvolve seis fórmulas de imunizantes contra o vírus sars-cov2, sendo o único país da América Latina e Caribe a ter um medicamento próprio. Cuba também é o primeiro país da região a realizar testes com imunizantes para crianças e adolescentes.  

A Abdala é a primeira vacina da América Latina a receber autorização para o uso emergencial contra a covid-19. O imunizante já havia superado a taxa de 50% de eficácia exigida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com mais de 92% no esquema de três doses.

O imunizante atua na proteína Spike do Sars-CoV-2, responsável pela ligação do vírus com as células humanas. Já a Soberana 02, outra vacina cubana em desenvolvimento e que é esperado ter uso emergencial aprovado em breve, apresentou eficácia de 62%.

Até o momento, o país caribenho tem 413.251 casos acumulados e 2.993 mortes em decorrência da covid-19, segundo dados do Ministério da Saúde cubano.

Opera Mundi

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo