BannerCombate ao racismoMulheres

Mulheres negras petistas realizam encontro do Fórum que acontece nos dias 30 e 31 de julho

3ª edição tem como foco ampliar a participação política das mulheres negras na política e em razão da pandemia, acontece em formato virtual

Mulheres Negras: luta e resistência. Este é o tema do 3º encontro do Fórum Nacional de Mulheres Negras do PT, que acontece nos dias 30 e 31 de julho e tem como objetivo debater os avanços e perspectivas para ampliação da participação política das mulheres negras. Em razão da pandemia, o Fórum acontece em formato virtual.

O Fórum é uma das ações prioritárias do projeto Elas por Elas e é uma parceria entre a Secretaria Nacional de Mulheres  e a Secretaria Nacional de Combate ao Racismo.

Para a secretária Anne Moura é muito importante fortalecer espaços como esse. “Os números ainda são tímidos, diante de todo o cenário de invisibilidade das mulheres na política, mas já consideramos um avanço, o PT foi o partido que mais elegeu mulheres negras nas eleições de 2020 e isso é fruto dessa construção e reflexo desses debates que têm sido muito importantes para que pudéssemos avançar na participação política das mulheres negras”, destacou.

A expectativa é reunir mulheres de todas as regiões do país, entre elas mulheres que compõem a Secretaria Combate ao Racismo, mulheres negras que constroem a Secretaria de Mulheres do PT. O Fórum contará com a presença de parlamentares, dirigentes e lideranças de movimentos sociais e populares. 

A programação inicia na sexta-feira, dia 30, às 18 horas, com debate sobre “A luta das Mulheres Negras no PT: avanços e perspectivas para 2022”.  Na atividade, as mulheres também vão discutir em grupos de trabalho sobre formação política, ampliação da participação das mulheres negras no PT e no parlamento, violência política contra as mulheres negras.

No sábado, 31 de julho, o Fórum inicia às 10 horas com a mesa de debate “Elas por Elas Mulheres Negras: Luta e Resistência”. A programação será aberta e transmitida pela TV PT no youtube.

O Fórum é realizado em julho para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, comemorado no dia 25 de julho. Em 2018, aconteceu a primeira edição do Fórum Nacional de Mulheres Negras do PT, no Rio de Janeiro. A segunda edição foi realizada nos dias 19 a 21 de julho de 2019 em Guarulhos (SP).

fonte: Elas por Elas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo