BannerJuventude

Inscrições para o Fies do segundo semestre começam nesta terça (27)

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2021 serão abertas nesta terça-feira (27). Candidatos interessados podem efetuar a inscrição por meio do portal do programa até às 23h59 da próxima sexta-feira (30). O resultado dos pré-selecionados, em chamada única, será divulgado em 3 de agosto.

Têm direito à bolsa no programa de financiamento deste ano, os estudantes que realizaram qualquer uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2012 até o Enem de 2020.

O candidato precisa ter obtido média aritmética das notas nas cinco provas do exame igual ou superior a 450 pontos, nota superior a zero na redação e não ter realizado o Enem na condição de treineiro. Outro critério para obter o financiamento é o de renda, que deve ser de até três salários mínimos de renda mensal bruta per capita.

Podem se inscrever no programa alunos matriculados em cursos superiores e não é cobrado o pagamento de taxa. Os cursos devem ter avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação (MEC) e ofertados por instituições de educação superior que aderiram ao Fies.

As vagas ofertadas para o segundo semestre de 2021 pelo Fies estão disponíveis para consulta na página eletrônica do programa. São 69 mil vagas, distribuídas em 23.320 cursos/turnos de 1.324 instituições privadas de ensino superior. O total de vagas ofertadas neste ano é de 93 mil.

Diferente de anos anteriores, esta edição do Fies para o segundo semestre tem uma oferta maior de vagas do que a edição para o primeiro semestre, que geralmente é a que tem um volume maior de vagas e instituições participantes.

Lista de espera

Os candidatos que não forem pré-selecionados na chamada única do Fies podem disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera. Todos os não pré-selecionados na chamada única serão, automaticamente, incluídos na lista de espera. O prazo de convocação por meio da lista de espera será de 4 a 31 de agosto de 2021

CUT Brasil

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo