Noticia

Ex-deputada distrital Arlete Sampaio recebe título de Cidadã Honorária de Brasília

A ex-deputada distrital Arlete Sampaio (PT-DF) recebeu na noite do dia 16 de abril de 2015, em sessão solene presidida pelo deputado distrital Wasny de Roure (PT-DF), o título de Cidadã Honorária de Brasília, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à população do DF.  O evento, realizado no auditório da Câmara Legislativa, reuniu representantes da sociedade civil organizada, parlamentares e autoridades do governo para celebrar a concessão do título, relembrar feitos e fatos importantes para a história de Brasília, debater sobre os problemas que atingem o DF e o Brasil e também o papel do Partido dos Trabalhadores na transformação política, econômica e social do país.

“No ano de 2000 nós percebíamos que os deputados com posicionamento ideológico à direita distribuíam títulos de cidadãos honorários para diversos companheiros deles e nós da esquerda, socialistas, tínhamos um prurido de reconhecer e enaltecer as nossas lideranças, de homenagear e de fazer deste espaço momentos de encontro, onde nós pudéssemos confraternizar e reconhecer os nossos valores humanos e morais. Então foi nesse sentido que em 2000 nós apresentamos esta indicação. Eu tenho a certeza de que você Arlete é uma dessas cidadãs que fazem política porque querem ver este país transformado em um país melhor, com mais igualdade e oportunidade para todos”, afirmou a ex-deputada federal Lúcia Carvalho, autora do requerimento de concessão do título de cidadã honorária de Brasília para a ex-deputada Arlete Sampaio, juntamente com a deputada federal Erika Kokay.

“Eu queria agradecer ao deputado Wasny a oportunidade de nós estarmos aqui fazendo a entrega e consolidando esta proposição que foi minha e, antes de mim, foi da deputada Lúcia Carvalho. Eu penso que a Arlete ganhou este título três vezes: uma vez pelo povo do DF, porque já havia esta consagração há muito tempo por parte da população; depois a ex-deputada Lúcia Carvalho aprovou o título de cidadã honorária nesta Casa e em seguida nós aprovamos, por iniciativa minha aqui na CLDF, o título de cidadã honorária de Brasília para Arlete Sampaio, apenas concretizando isso que já havia sido construído de fato, que já tinha sido amadurecido pela própria sociedade”, disse Erika Kokay aos presentes.

Nas palavras da parlamentar, Arlete “é dessas pessoas que fazem a gente acreditar na transformação da sociedade e que faz da política o que ela realmente é: o exercício de transformação constante e permanente da sociedade e de elevação da dignidade humana”. “Nesses tempos que nós estamos vivenciado, de muita agressividade e que clamam por reformas mais estruturais, pessoas como a Arlete fazem a gente acreditar mais na vida, na política, ter noção exata do que é esta construção que é o PT, o que é esta construção dos movimentos sociais, do que é esta construção de transformação”, concluiu a deputada.

Para o deputado Wasny de Roure (PT/DF), que presidiu a sessão solene realizada na CLDF, “a ex-deputada Arlete Sampaio é um símbolo para homens e mulheres de que é possível ser diferente sem perder o carinho ao povo, ao semelhante”. “Arlete é a síntese da história daqueles que entendem que a ética, a transparência e o compromisso com os semelhantes são questões maiores da vida e de que é possível alcançar a política com essas qualidades. É uma mulher que trouxe orgulho, confiança para todos os brasilienses para aqueles que acreditam que é possível construir um mundo onde a justiça, a transparência, os valores que justificam militar na vida pública valem a pena. Ela é essa síntese de que é possível conquistar a referência, a idoneidade e o compromisso com o semelhante”, discursou.

A solenidade também contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, que também prestou suas homenagens à ex-deputada. “Esta é uma homenagem muito justa, absolutamente pertinente, e por isso eu vim aqui hoje com muita alegria no coração”, disse o ministro, que resumiu aos participantes a sua trajetória política e pessoal ao lado de Arlete Sampaio.

“Eu conheci a Arlete no PT, nos tempos heroicos do partido, e nós fomos colegas no Diretório Nacional. Além disso eu acompanhei o trabalho da Arlete como vice-governadora do DF, o esplêndido trabalho que ela desenvolveu na gestão do dia a dia, na sua campanha ao GDF, em 2006, onde ela não ganhou eleitoralmente mas teve uma esplêndida vitória política de reconhecimento de uma campanha bonita, transparente, mobilizadora. Então eu a convidei para integrar a nossa equipe no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, onde ela atuou inicialmente como secretária-executiva adjunta e depois como secretária-executiva. Depois, acompanhei também a sua atuação como deputada distrital, que contribuiu muito para o desenvolvimento desta cidade”, destacou o ministro.

Segundo ele, “além das extraordinárias qualidades políticas, a integridade, a coerência, o desapego em relação aos bens materiais, eu pude conhecer a pessoa humana, acolhedora, generosa, uma pessoa fraterna”. “Você tem as qualidades que fazem uma pessoa pública em minha cabeça, porque eu considero que na vida pública a pessoa tem que ter quatro dimensões: primeiro a dimensão ética, o mais absoluto rigor no trato com o bem público, com o patrimônio público, com o dinheiro público. Segundo o compromisso social. O compromisso com as pessoas, com a vida, que é o valor maior que deve coesionar a nossa existência e, especialmente, o compromisso com os mais pobres, com os que mais precisam da presença e da ação do Poder Público para se promoverem humanamente; uma terceira dimensão é a capacidade de fazer as coisas, pois nós temos que transformar as nossas boas intenções em obras, em ações eficazes para traduzir na prática o nosso compromisso com os que mais precisam; e o quarto ponto, que é trabalhar em equipe. Todas as grandes construções são coletivas, compartilhadas, especialmente na política, que é por excelência o espaço público da construção de consensos, do diálogo, do debate democrático, da escuta. E a companheira Arlete tem todas essas dimensões”, enalteceu Patrus Ananias.

Além de amigos pessoais de Arlete Sampaio, familiares e ex-companheiros de trabalho, também prestaram suas homenagens à ex-deputada os deputados distritais Chico Vigilante (PT/DF), Ricardo Vale (PT/DF) e Joe Valle (PDT/DF), a presidente do Iphan Jurema Machado e o presidente do PT/DF, Roberto Policarpo.

“Eu tenho o privilégio de conhecer a Arlete há 36 anos. Eu a conheci quando nós fizemos a primeira greve dos vigilantes do DF. Nesta ocasião, houve um verdadeiro mutirão para que a greve desse certo e lá estava a Arlete, entre muitos outros companheiros e companheiras, mostrando que era possível fazer movimento social no DF”, destacou Chico Vigilante. “Depois veio uma outra grande batalha, quando decidimos criar a Central Única dos Trabalhadores (CUT), que eu considero o principal instrumento de luta dos trabalhadores. E naquele momento teve uma discussão entre uma corrente de sindicalistas que queriam a criação de uma CUT nacional mas não queriam a criação da CUT de Brasília, e você Arlete foi uma das pessoas que mais nos animou para que nós criássemos este instrumento, e nós criamos a CUT de Brasília”, relembrou o deputado.

“Portanto, esta homenagem é mais do que justa, principalmente em um momento que nós estamos vivendo no Brasil de uma escalada nunca vista antes na história deste país da intolerância. Intolerância religiosa, intolerância de gênero, de tudo. E você sempre ali, Arlete, como uma bússola, uma luz de bom senso para que a gente tenha efetivamente uma sociedade mais justa, humanitária e socialista. Você Arlete tem um raio de luz que vai muito além do PT, e consegue penetrar em todas as camadas da sociedade. E nós vamos continuar nesta luta para não permitir que este país caia no abismo. Parabéns Arlete por este título mais do merecido”, congratulou Chico Vigilante.

“Tem algumas características em algumas pessoas que nos fazem crescer quando convivemos com elas, e me impressiona a sensatez da Arlete, a postura sempre firme, correta, concreta, exemplar, porque é meu exemplo de política, e a lealdade ao PT, às suas convicções, de ser uma pessoa que muda a realidade, porque fazer política com vontade, com qualidade, de forma séria é uma completa entrega ao coletivo, e Brasília recebe agora e te coloca como esta cidadã que você é. Portanto eu tenho certeza absoluta de que a concessão deste título é um orgulho para todos nós brasilienses. Eu fico muito feliz de estar aqui e te agradeço muito por tudo o que você foi e ainda será por esta cidade”, homenageou o deputado Joe Valle (PDT/DF).

“Esta concessão de título representa acima de tudo uma homenagem justa a uma mulher extremamente coerente, correta, honesta, que orgulhou a todos nós. A trajetória política dela é uma trajetória de luta em defesa dos direitos humanos, da mulher, da ética na política, então esse é um título mais do que merecido. Portanto eu quero desejar a ela que ela continue por muitos anos firme na luta e na defesa da classe trabalhadora”, completou o deputado distrital Ricardo Vale (PT/DF).

Para o presidente do PT/DF, Roberto Policarpo, “esta é uma das homenagens mais justas, mais corretas que a Câmara Legislativa já prestou à nossa companheira Arlete Sampaio”. “Eu, como presidente do PT/DF, fiz questão de vir aqui hoje para agradecê-la em nome de todos os filiados pela construção que ela fez ao longo de sua história, como uma pessoa com valores humanos, dedicada às mudanças que este país e a que Brasília atravessaram em outro período. Ela que prestou tantos serviços ao Partido dos Trabalhadores, foi presidente várias vezes, foi candidata a governadora, a vice-governadora, cargo que exerceu em 2002,  deputada distrital e nós só temos orgulho de tudo isso. Arlete é uma das pessoas que orgulha o PT, então eu quero dizer que no dia de hoje a CLDF está de parabéns por conceder esta homenagem a Arlete Sampaio que, na verdade, é uma homenagem a Brasília. E nada mais justo do que próximo ao aniversário de Brasília, agora no dia 21 de abril, nós tenhamos esta homenagem aqui, porque a história da Arlete se confunde com a história de Brasília”, afirmou Policarpo.

“Sem dúvidas foi um momento para mim muito emocionante, reencontrar tantos amigos, tantos companheiros, tantos colegas parlamentares. O ministro Patrus Ananias, com quem eu trabalhei por quatro anos. Foi um momento muito feliz para mim. Então eu me sinto, neste ato, como se o meu trabalho tivesse obtido um reconhecimento da sociedade e vou, cada dia mais, me responsabilizar por merecer esta importante outorga que me fez a Câmara Legislativa, de ser cidadã honorária do DF”, finalizou a cidadã honorária de Brasília Arlete Sampaio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo