Ações Parlamentares

Em entrevista à Rádio Liberdade, Erika Kokay fala das conquistas para área rural de São Sebastião

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) participou, nesta segunda-feira (12), do Programa Bom Dia Liberdade com DelMaia, na Rádio Liberdade FM e TV/Web São Sebastião. A deputada teve a oportunidade de conversar com a população sobre o trabalho desenvolvido em prol da cidade de São Sebastião (DF). 

Um dos principais pontos abordados foi a conquista da linha de ônibus 190.4, que irá atender a demanda de transporte de diversas comunidades rurais de São Sebastião. A linha vai percorrer cerca de 30 Km num sistema circular e será operada pela Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB). 

A conquista da comunidade teve participação efetiva da deputada federal Erika Kokay (PT-DF). A parlamentar reuniu-se diversas vezes com a Secretaria de Mobilidade e Transporte do Distrito Federal (SEMOB-DF) para reivindicar o atendimento aos assentamentos Primeiro de Julho, Pinheiral, Nova Campuã, Cavas, Nova Vitória e áreas rurais adjacentes. 

“Essa linha foi uma grande conquista. Ainda é uma linha experimental da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), mas precisamos que ela permaneça para atender direito básico de ir e vir”, disse a deputada, ao afirmar que vai trabalhar para que a linha se efetive. 

Giliardi Bento Antunes Barbosa, presidente da Associação dos Produtores da Agricultura Familiar do Assentamento Primeiro de Julho (Aspaf), disse que essa era uma demanda antiga dos moradores, desde 2010. “A Linha de ônibus vai ajudar muito a todos que precisam vir para a cidade, para o supermercado, posto de saúde, para garantir transporte”, afirmou. 

Erika teve a oportunidade de falar de outros projetos e iniciativas para a área rural da cidade. 

“São Sebastião tem uma área rural muito extensa que precisa ser olhada. Temos um compromisso muito grande com os trabalhadores e trabalhadoras do campo, na consolidação do direito à terra. É preciso avançar para que a terra possa ser repartida, para que as pessoas possam plantar. A comida que chega à mesa da população brasileira vem da agricultura familiar”, defendeu Kokay. 

“Temos aqui vários acampamentos e assentamentos. Temos problema de energia, de água. estamos muito atentos a todas as condições necessárias para que as pessoas que vivem da terra possam ter condições para produzir”, completou. 

Erika também defendeu a necessidade de trabalhar com as vocações das comunidades. “É muito importante que possamos ter projetos para a geração de renda das pessoas. Penso que tem que ter uma discussão com as comunidades para pensar em projetos de desenvolvimento para as comunidades”, disse Erika, ao citar o exemplo do projeto da Emater-DF de energia solar para geração de energia como insumo para irrigação e a produção.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo