BannerMulheres

Datafolha comprova: mulheres são maioria contra Bolsonaro

A rejeição ao presidente Jair Bolsonaro chegou a 59% da população, segundo a última pesquisa DataFolha divulgada nessa sexta-feira (9). Esse é o maior índice de rejeição de um governante desde Fernando Collor de Mello, momentos antes de renunciar.

E quem empurra Bolsonaro para fora da cadeira são as mulheres: 56% das brasileiras avaliam a gestão como ruim ou péssima. O levantamento mostra ainda que a maioria dos entrevistados considera o presidente Jair Bolsonaro “despreparado” (62%), “incompetente” (58%), “desonesto” (52%), “pouco inteligente” (57%), “falso” (55%), “indeciso” (57%) e “autoritário” (66%). Além disso, 55% dizem nunca confiar nas declarações do presidente e 70% acreditam que há corrupção no atual governo.

“As mulheres estão na luta contra esse governo declaradamente machista, homofóbico e misógino [que odeia mulher]. Bolsonaro se levantou contra as mulheres e vai ser pelas mãos delas que ele vai cair”, afirmou Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT.

As mulheres estão na vanguarda da rejeição contra Bolsonaro desde sempre. Em agosto de 2018, a própria pesquisa Datafolha revelou que Bolsonaro era o candidato mais rejeitado entre o eleitorado feminino. Cerca 43% das mulheres entrevistadas não votariam no militar de “de jeito nenhum”. Foi a primeira vez que homens e mulheres votaram diferente na história.

Tal fato se revelou nas manifestações que ocorreram no final do mês de agosto, em que mais de um milhão de pessoas participaram das mobilizações das mulheres contra o então candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro. Os atos da campanha #EleNão foram organizados em mais de 260 cidades brasileiras. Em maio de 2021, na pesquisa DataFolha anterior, as mulheres se mantiveram como grupo que carrega a rejeição de Bolsonaro.

Mulheres querem o futuro

Não apenas a rejeição de Bolsonaro, as mulheres também estão se preparando para decidir o futuro do país nas urnas — enquanto maioria do eleitorado brasileiro. Segundo o TSE, as mulheres são hoje 52,6% dos eleitores, enquanto os homens são 47,4%.

Quando se trata do nível de instrução, as mulheres são a maioria entre os eleitores de nível superior completo: 60,9%, contra 39,1%. Entre os que possuem nível superior incompleto, as mulheres representam 55% do total, enquanto os homens representam 45%. As mulheres também são maioria entre os eleitores com ensino médio completo: 55,4% a 44,6%.

No recorte de gênero da pesquisa DataFolha, Lula aparece com 54% contra 36% entre os homens. Entre as mulheres, a distância é bem maior: 61% contra 27% de Bolsonaro. Já em relação à cor, Lula aparece com 69% entre os pretos e 61% entre os pardos, contra 22% e 29%, respectivamente, de Bolsonaro. ntre os brancos, o ex-presidente vence com uma margem menor: 47% a 40%.

Fonte: Elas por Elas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo