BannerNacional

Bolsonaro negociou vacina fora da agenda oficial, indicam mensagens

Jair Bolsonaro teria negociado, fora da agenda oficial, a compra de vacinas com o reverendo Amilton Gomes de Paula. É o que indicam mensagens encontradas no celular do cabo da PM Luiz Paulo Dominguetti, que denunciou pedido de propina de integrantes do governo na aquisição de 400 milhões de doses de imunizantes. A informação é da revista Veja.

As mensagens do celular de Dominguetti estão em posse da CPI da Covid no Senado desde o dia 1º de julho, quando prestou depoimento à comissão. As conversas indicam uma participação direta do presidente nas negociações.

“Manda o SGS (certificado de procedência do produto). Urgente. O Bolsonaro está pedindo. Agora”, escreve o cabo ao contato Rafael Compra Deskartpak.

Na mesma conversa, Dominguetti e Rafael já tinham tratado da participação da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, nas negociações com o reverendo.

Em outra mensagem, o policial escreve que o “reverendo está em uma situação difícil” porque ofereceu a vacina sem garantias de ter o produto. “Presidente chamou ele lá”. “O presidente tá apertando o reverendo”, conclui.

As vacinas negociadas por Dominguetti e pelo reverendo Amilton são alvos de investigação. Há suspeitas de um pedido de propina de 1 dólar por dose feito por integrantes do governo.

Ao mesmo tempo, a AstraZeneca alega que não negocia usando intermediários, o que indica que o governo negociou doses com atravessadores sem garantias da existência do produto.

Fonte: Carta Capital

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo