Distrito FederalMulheres

SMPTDF lança caderno inédito sobre Feminismo e Luta das Mulheres Petistas, nesta sexta (9); Acompanhe entrevista de Andreza Xavier

A Secretaria de Mulheres do PT do Distrito Federal (SMPTDF) lança nesta sexta-feira, 9, o Caderno de Formação Feminismo e a Luta das Mulheres Petistas: Memórias e Desafios, que resgata a história do feminismo petista, desde 1980, quando o partido foi criado, até os dias atuais, passando pelo período em que o PT comandou o país, por três mandatos consecutivos.  Nesta entrevista, a secretária de Mulheres do PT/DF, Andreza Xavier, fala sobre a luta e as mulheres petistas que marcaram esse tempo e suas demandas, ao longo do tempo. O lançamento será pela página das Mulheres dos PT DF no Facebook.

Com mediação de Andreza Xavier, as convidadas para a a Live de lançamento são as companheiras: Anne Moura, Arlete Sampaio, Erika Kokay, Auriene Vieira, Cecília Luli, Jacira Silva, Leda Gonçalves, Lucia Carvalho, Maria Laura, Rejane Pitanga e Rosilene Correa.

Confira a entrevista de Andreza Xavier:

SMPT/DF: Qual a importância do Caderno de Formação das mulheres petistas do DF?

Andreza Xavier: O Caderno é um material inédito que vai contribuir muito para a formação do conjunto das mulheres petistas, bem como de toda militância. O material traz muitos subsídios e preciosas informações sobre o protagonismo das mulheres na construção do PT-DF. O Caderno foi elaborado de forma colaborativa com diversas militantes do PT-DF.

SMPT/DF: Quais são as principais características dessas mulheres petistas?

Andreza Xavier: As companheiras petistas são mulheres extremamente aguerridas, tomadas pelo senso de justiça social e luta por igualdade que são centrais para o PT. São mulheres que expressam toda a diversidade do PT e que estão em diversos movimentos sociais, atuando em várias frentes levando o projeto de nosso partido.

SMPT/DF: Quais são os principais fatos apresentados no caderno?

Andreza Xavier: O Caderno é dividido em três partes. O primeiro capítulo traz um resgate nacional da luta das mulheres no feminismo e na criação do PT, bem como traz um compilado de trechos dos principais documentos aprovados ao longo da história do partido que tratam da luta das mulheres, do combate ao racismo, combate à LGBTfobia, ao capacitismo e outras pautas. O segundo capítulo resgata nosso protagonismo no PT-DF, nossas memórias, as primeiras reuniões da Secretaria de Mulheres do PT-DF, uma breve biografia das combativas companheiras que ocuparam espaços legislativos e outras informações que vocês verão ao lerem o caderno (não posso dar tanto spoiler, risos). O terceiro capítulo traz os desafios e apontamentos das mulheres do PT-DF para o período em que vivemos e foi elaborado a partir das respostas de diversas companheiras ao formulário que nos trouxe muitos subsídios para a elaboração do Caderno.

SMPT/DF: Você apontaria os fatos históricos mais relevantes do país e do DF, que contaram com a participação das mulheres do PT?

Andreza Xavier: A própria fundação do PT, a eleição e reeleição do companheiro Lula, a 1ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, a eleição e reeleição de Dilma Rousseff, o golpe contra Dilma em 2016, a prisão injusta de Lula em 2018, sua liberdade, o Projeto Elas por Elas, a vitória do PT em duas eleições ao governo local e uma série de outros fatos que são mencionados no Caderno.

SMPT/DF: Por que o feminismo é importante para a vida das mulheres em geral?

Andreza Xavier: O feminismo é a luta por uma sociedade justa, sem nenhuma forma de opressão, igualitária, antirracista, antiLGBTfóbica, anticapacitista. Por isso se faz tão importante para todas as mulheres, em nossa diversidade e pluralidade. O feminismo liberta.

Fonte: SMTP

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo