BannerInternacional

Governo chinês anuncia avanços sociais no centenário do Partido Comunista

Na última quinta-feira, 1º de julho, o presidente chinês Xi Jinping anunciou que o país conseguiu construir uma sociedade moderadamente próspera. A declaração fez parte do aniversário de 100 anos da fundação do Partido Comunista da China.

O termo que ele usou na língua chinesa, sociedade “xiaokang”, tem profundas conexões com a milenária história da China, já que é um conceito com raízes confucionistas usado pela primeira vez na poesia clássica chinesa há 700 anos para se referir a uma vida harmoniosa e plena.

Em termos práticos, o objetivo foi conquistado porque foi possível aumentar consideravelmente o Produto Interno Bruto (PIB) e a renda per capita do país:

“Entre 2010 e 2020, o PIB per capita praticamente dobrou e agora está em cerca de 15,4 trilhões de dólares. Além disso, a China estabeleceu o maior sistema de seguridade social do mundo, contando com cerca de 400 milhões de pessoas na classe média. Os níveis educacionais da população e o acesso à saúde aumentaram significativamente. E o país alcançou sua mais importante conquista, a erradicação da pobreza extrema”, explica Xie Chuntao, membro da Academia Nacional de Governança da China.https://www.youtube.com/embed/f3jYpADrViM

A ideia de uma sociedade moderadamente próspera foi um mote de todos os líderes chineses desde a fundação da República Popular.

“Xiaokang” foi o termo usado pelo líder Deng Xiaoping para definir o objetivo de longo prazo do país após empreender o processo de reforma e abertura em 1978. Agora, o atual presidente Xi Jinping declara materializar tal desejo com a construção das bases de uma vida confortável para 1,4 bilhão de pessoas em aspectos fundamentais, como alimentação, consumo, moradia, educação e a satisfação de necessidades espirituais na arte e na cultura.

O próximo objetivo é tornar a China um país socialista moderno com padrões de vida da população comparáveis aos dos países mais desenvolvidos do mundo hoje, no centenário da fundação da República Popular, em 2049.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo