Internacional

Bolsonaro é pessoalmente responsável pela atenção negativa que Brasil recebe, diz presidente de consultoria internacional

“Bolsonaro é o pior presidente democraticamente eleito a lidar com a crise do coronavírus”. A opinião não é de um oposicionista ao governo do mandatário brasileiro, mas de Ian Bremmer, 50 anos, cientista político americano formado em política internacional. Autor do best-seller Nós versus Eles: o fracasso do globalismo, Bremmer é fundador da consultoria Eurasia Group — com escritórios nos Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Cingapura e Brasil — e cujo trabalho é fazer análise política de risco para alguns dos maiores investidores do mundo.

Segundo Bremmer, “Bolsonaro é pessoalmente responsável pela atenção internacional negativa que o país tem recebido”. Em entrevista à BBC News Brasil, no entanto, ele descarta que o país tenha se tornado “um pária internacional” por causa disso. “Não acho que alguém deva mudar toda a sua visão do Brasil a longo prazo por causa de um presidente que pode não ser reconduzido na próxima eleição”.

Bremmer, que ficou órfão de pai aos quatro anos e teve uma infância pobre em conjuntos habitacionais na região metropolitana de Boston, Massachusetts, analisa a situação atual do Brasil, as eleições presidenciais americanas em novembro, a possível guerra fria entre China e Estados Unidos e a nova ordem global, que tem retirado dos organismos multilaterais importância para mediar a relação entre diferentes países.

A seguir, os principais trechos da entrevista: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52976774

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo