Ações Parlamentares

CMULHER continua luta por inclusão de lactantes no PNI

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CMULHER) aprovou requerimento da deputada Erika Kokay (PT-DF), para que seja pautada, na próxima deliberação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), a inclusão de mães em período de amamentação (lactantes) no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid19. 

“É fundamental enviarmos a presente solicitação ao Conanda, órgão colegiado permanente de caráter deliberativo e composição paritária, vinculado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que fiscaliza as ações executadas pelo poder público em relação ao atendimento da população infanto-juvenil”, argumenta o documento. 

A deputada também aprovou requerimento solicitando ao Ministério da Saúde para que seja realizada nova reunião da Câmara Técnica do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19, com a participação de representantes do Movimento Lactantes pela Vacina e do Dr. Marcus de Carvalho, Médico Especialista em Aleitamento Materno para rediscutir a inclusão de mães em período de amamentação (lactantes) nos grupos prioritários que receberão a vacina contra a Covid-19.

A vacinação das lactantes é medida de saúde indispensável para a prevenção contra o vírus. Pesquisas recentes demonstram que anticorpos que atuam contra a Covid-19 podem ser transmitidos através do leite materno. Após imunizadas contra a Covid-19, mulheres que amamentam produzem leite com anticorpos contra o novo coronavírus, o que pode gerar um efeito de proteção 2 em 1, assegurando proteção simultânea às mães e também aos seus filhos e filhas.

Confira a fala da parlamentar sobre o tema:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo