BannerNoticia

Setorial de Saúde do PT-DF discute SUS com Miragaya e Cláudia Farinha

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi debatido com o candidato a governador Júlio Miragaya e com a candidata a vice-governadora Cláudia Farinha em plenária do Setorial de Saúde do PT-DF. Participaram das discussões o candidato ao Senado Marcelo Neves e a candidata a deputada Distrital Arlete Sampaio.

Arlete apresentou o histórico da saúde pública no DF, demonstrando o quanto as gestões do Partido do Trabalhadores fizeram avançar a efetivação do SUS no Distrito Federal, com destaque para o exitoso programa Saúde em Casa implantando na década de 90, precursor da estratégia de saúde da família, e que até hoje possui avaliação positiva por parte da população.

Entre as realizações da gestão 2010/2014 está a expansão da rede assistencial, com ampliação da cobertura de ESF, forte ampliação do número de leitos de UTI e a implantação de seis UPAS. Constam ainda a abertura de novos postos de trabalho por meio de concurso público e a melhoria dos salários dos servidores da saúde.

“Durante nossas gestões, o DF era a unidade da federação que mais investia em saúde pública no Brasil”, ressaltou Arlete Sampaio.

Ao fazer sua análise da situação social e política do DF, o candidato a governador Júlio Miragaya falou da importância da volta do PT ao governo federal associada à conquista do governo do Distrito Federal para que retrocessos coma a emenda do teto de gastos (EC 95) sejam contornados, para a eliminação da cultura de privatização do SUS e para a recuperação da democracia e da soberania nacional.

Miragaya lembrou que fatos recentes como a operação da Polícia Civil na Secretaria de Saúde do DF demonstram o quanto foi demagógica a tentativa do atual governador do DF, Rodrigo Rollember, de imprimir uma imagem de moralidade em sua gestão.

A candidata a vice-governadora Cláudia Farinha lembrou sua trajetória na luta pelos direitos sociais, em especial dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e das mulheres, e destacou a saúde como prioridade para um bom governo, com avanços na garantia de direitos e de qualidade de vida. “Venceremos essa eleição com nossa verdade, experiência e compromisso com a população do Distrito Federal”, disse ela.

O intenso debate sobre a situação da saúde pública apontou propostas para o plano de governo do PT-DF, tendo a recuperação e fortalecimento do SUS como condições indispensáveis à garantia do direito à saúde.

As avaliações de trabalhadores da saúde, de usuários e de militantes presentes à reunião explicitaram a falta de investimento em saúde pública e má qualidade da atual gestão.

“O apagão sanitário que a EC 95 do governo golpista de Michel Temer está produzindo no Brasil já vem acontecendo no DF desde a posse de Rollemberg, por conta da redução drástica dos investimentos e do congelamento da expansão do acesso. Nenhuma das propostas de campanha desse governador foram implementadas”, frisou o coordenar do Setorial de Saúde do PT-DF, Osvaldo Bonetti.

A plenária do Setorial definiu como prioridades:

– Extinguir da gestão da saúde as propostas privatistas como as tentativas de entregar a atenção básica para as OS e recuperar a gestão pública do tradicional Hospital de Base, revogando a criação do Instituto;

– Ter como marca de governo a gestão participativa, que dialoga constrói de forma compartilhada com a população e os trabalhadores da saúde, promovendo a integração regional entre gestores da RIDE;

– Implementar de forma integrada e efetiva o Programa Mais Especialidades, criando as “Multiclínicas do Povo”, a fim de enfrentar as dificuldades de acesso às especialidades, aos exames e aos medicamentos vivenciadas pela população;

– Implantar o Programa Saúde em Casa, efetivando ações de atenção básica com qualidade, eficiência e resolutividade no cuidado disponibilizado à população, diferente da estratégia do atual governo chamada Converte, que possui equipes incompletas e que não resolvem os problemas de saúde das pessoas e das famílias;

– Sanar a crise de desabastecimento verificada nos serviços de saúde na atualidade, com trabalhadores e usuários se deparando com a falta de insumos básicos como algodão, soro fisiológico e esparadrapo;

Encontro Distrital

A plenário do Setorial decidiu pela realização de um Encontro Distrital de Saúde aberto a participação de todos interessados em fortalecer o SUS-DF. A data do encontro será divulgada em breve.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo