BannerDistrito Federal

Plenário da Câmara de Vereadores de Valparaíso recebe nome do companheiro Arquicelso Bites

Nesta terça-feira, 15 de junho, aniversário de 26 anos de emancipação político-administrativa do município de Valparaíso de Goiás, a Câmara Municipal fez uma homenagem ao pioneiro e ex-presidente da Casa de Leis Arquicelso Bites. Petista, advogado, ativista e militante das causas dos trabalhadores, Arquicelso é considerado um dos nomes mais marcantes da política do Valparaíso e Entorno. De acordo com seus pares e amigos, uma das vozes mais firmes e contundentes na defesa da justiça social. Ex-presidente do PT em Valparaíso de Goiás, Arquicelso foi mais uma vítima da Covid-19, tendo falecido em março desse ano, aos 52 anos.

O petista também foi secretário de Administração do Entorno do DF na gestão de Agnelo Queiroz. Começou sua atuação na política em movimentos sociais ligados à igreja católica, tendo contribuído ativamente para a emancipação administrativa da Cidade. Foi professor por um curto período, tendo sido o candidato a vereador mais votado na primeira eleição do novo município de Valparaíso Goiás, mas não foi eleito pelo coeficiente eleitoral. No ano de 2000 conseguiu se eleger e em 2002 foi candidato a vice-governador de Goiás. No biênio 2003/2004 foi presidente da Câmara Municipal.

Durante a homenagem do legislativo local, seu irmão Berilo Leite Leão destacou a alegria em ver o nome de Arquicelso eternizado na cidade. “Arquicelso chegou nessa cidade e com muita luta foi progredindo, foi advogado, vereador e presidente desta Casa. Sua morte foi muito repentina, mas, quem recebeu um abraço do Arquicelso jamais irá esquecer, assim como Valparaíso não vai esquecer de seu legado daqui em diante, pois seu nome está eternizado com esta homenagem”, completou.

O professor Silvano Pereira, que exerceu quatro mandatos como vereador pelo PT em Valparaíso, um deles como suplente de Arquicelso, assumindo sua vaga quando este se candidatou a vice-governador, disse que foi um desafio ocupar a posição do petista. “Foi uma responsabilidade muito grande assumir a vaga de Vereador do companheiro Arquicelso em 2002, porque ele era muito atuante, e substituí-lo naquele momento em que ele foi candidato a vice- governador, foi um grande desafio e deu um certo receio de não corresponder à sua altura. Mas, no fim, ele mesmo me ajudou a ser um bom vereador, o que contribuiu para que eu exercesse os quatro mandatos na Câmara”, disse o professor em seu pronunciamento durante a solenidade de inauguração do plenário em homenagem ao político e amigo.

Professor Silvano e uma homenagem recebida de Arquicelso

Projeto de Resolução que deu o nome de Arquicelso ao Plenário da Câmara de Valparaíso é de autoria do atual presidente da Casa, Placido Cunha (Avante) e foi aprovado por unanimidade. Em seu discurso, Cunha fez questão de homenagear a toda a família Bites. “Colocamos o nome do Arquicelso em nosso ambiente de trabalho, para que fique em nossas memórias sempre e, para aqueles que virão depois, que possam conhecer a história de um jovem  lutador e que tanto fez para que Valparaíso se desenvolvesse. Não tenho palavras hoje para agradecer à família Bites por tudo que representa em minha vida”, pontuou o presidente. 

O prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró (MDB), também deixou sua mensagem, em nome do Poder Executivo Municipal à família Bites Leão. “Reconhecer e eternizar o nome do nosso amigo, ex-vereador e ex-presidente desta Casa é motivo de orgulho para todos nós. Nossas vidas são feitas de lições e hoje celebramos a história de um homem, pai de família, que contribuiu muito. Estamos vivendo um momento muito difícil, mas, o que fica é o legado deixado em Valparaíso, não só do Arquicelso mas de toda a família Bites”, concluiu.

O deputado Federal Rubens Otoni (PT-GO) destacou a homenagem verdadeira ao amigo. “Esta homenagem é justa e verdadeira, não vimos formalidades e sim, o carinho de todos os vereadores e servidores da Câmara Municipal. Parabéns ao Legislativo Municipal por expressar essa grandeza de quem foi Arquicelso Bites. Quem ganha com esse gesto é a cidade de Valparaíso”, evidenciou Otoni.

Arquicelso foi mais uma vítima jovem do descaso do governo Bolsonaro. Deixou esposa e dois filhos, além de muitos amigos e companheiros do Partido dos Trabalhadores que o admiram.

Vereador Arquicelso Bites durante discurso na tribuna da Câmara do Valparaíso


PT DF com informações da Câmara de Vereadores de Valparaíso

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo