Noticia

Rollemberg foge de sabatina, mas CUT mantém denúncia sobre caos no DF

O atual governador do DF e candidato a ocupar novamente a principal cadeira do Executivo local nas eleições de 2018, Rodrigo Rollemberg, não compareceu à sabatina promovida pelo portal Metrópoles em parceria com a CUT Brasília, Sinpro-DF, Sindicato dos Bancários e outros sindicatos filiados, nesta terça-feira (21). Ele chegou a confirmar presença durante os preparativos da atividade, mas acabou se omitindo de responder as perguntas que interessam a mais de 120 mil servidores públicos locais e a população em geral. Rollemberg foi o único candidato que fugiu do debate.

No espaço reservado ao governador do DF, representantes da CUT e dos sindicatos que participaram da sabatina foram entrevistados e falaram sobre os problemas que permeiam o Distrito Federal, que sofre com a falta de aplicação de políticas públicas e a precarização do serviço público.

Para o presidente interino da CUT Brasília, Rodrigo Rodrigues, o desemprego, gerado por uma política de austeridade, é um dos fatores determinantes para outros problemas vividos no DF, como o aumento da criminalidade, por exemplo.

“Temos mais de 320 mil desempregados no DF. Quase que dobrou o número de pessoas sem emprego nos últimos quatro anos. Sindicatos que representam trabalhadores da segurança pública falaram aqui do aumento da criminalidade, do fechamento de delegacias. Mas a gente precisa levar em consideração que o nível de desemprego aumentando como está no DF, faz com que a criminalidade aumente. Mais de 300 mil pessoas, muitas vezes, não têm como colocar comida em casa. Mais de 300 mil pessoas que não têm perspectiva de se colocarem no mercado de trabalho. E a maioria das pessoas desempregadas são mulheres, e é importante lembrar que a maioria dos lares é chefiado por elas”, destaca Rodrigo Rodrigos.

Junto com ele, a dirigente do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF), Rosilene Corrêa, lembrou que “a falta do diálogo tem sido uma marca do governo do DF. E a ausência de Rollemberg na sabatina reforça sua posição de intransigência”. Ela ressaltou que um dos principais motores de promoção da igualdade social, que é a Educação, vem sendo destroçado na capital do país.

“O DF chegou próximo de acabar com o analfabetismo, no governo Agnelo, mas voltou a ter um índice alto de pessoas que não sabem ler e escrever: cenário gerado pela inviabilização de cursos noturnos que, consequentemente, impossibilita trabalhadores de se formarem”. Ela ainda lembra que a falta de estrutura e de valorização dos professores trazem consequências doloridas para os trabalhadores e a sociedade. “Temos um número elevado de professores afastados da sala de aula, principalmente por problemas emocionais”, denuncia.

A sabatina realizada com os candidatos ao governo do DF nas eleições de 2018 foi iniciada nessa segunda-feira (20) e terminará nesta terça-feira (22). Até o fechamento desta matéria, foram sabatinados Júlio Miragaya (PT), Alberto Fraga (DEM), Renan Rosa (PCO), Ibaneis Rocha (MDB), Alexandre Guerra (Novo), Fátima Sousa (Psol), Eliana Pedrosa (Pros) e Antonio Guillen (PSTU). Toda sabatina está sendo transmitida pelo facebook.com/cutbrasilia.

Fonte: CUT Brasília

Foto: CUT

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo