Noticia

Começa o V Congresso do PT em Salvador

Após dois meses de mobilização, dois encontros regionais, etapas zonais e algumas etapas livres – sobre temas variados – o PT/DF chega com seus 11 delegados ao  5º Congresso do Nacional do Partido dos Trabalhadores. Serão 3 dias de debates e deliberações sobre o futuro do maior partido de esquerda da America Latina. O encontro será realizado entre os dias 11 e 13 de junho, em Salvador (BA).

O presidente do PT/DF, Roberto Policarpo,  que esteve presente em todas as atividades preparatórias para o Congresso, avalia que este encontro pode ser um divisor de águas para o futuro do partido que ajudou a fundar: “A militância do PT é apaixonada por esse Brasil que o partido ajudou a construir ao longo desses 12 anos de governo. Está na hora de o PT reencontrar sua militância, erguer suas bandeiras e defender sua história. Ainda temos muito trabalho pelo frente”.

O 5º Congresso terá três temas norteadores: Mundo, Brasil e Atualização da Concepção Partidária. Além desses temas, serão distribuídos outros 11 subtemas para debate. Durante os dias de debates serão discutidas e deliberadas questões referentes ao projeto partidário, os desafios dos novos tempos, a situação nacional e internacional, as perspectivas de avanço do projeto político e a renovação do modelo de organização do PT, além da aprovação de um plano de ação partidária para os próximos quatro anos.

Para Wilmar Lacerda (PT/DF) e membro do Diretório Nacional do PT: Este é um momento de o partido dialogar mais pra fora do que pra dentro. “Precisamos dialogar com a sociedade brasileira. Temos que tirar sínteses sobre os rumos da economia, desenvolvimento social, redução da maioridade penal, ética, corrupção, inclusão social e outros tantos assuntos que são caros pra nós. A população brasileira precisa saber a opinião do PT”, registrou Wilmar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo