Ações ParlamentaresBanner

“É capitão do mato, sim”, dispara Erika Kokay contra Sérgio Camargo

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) subiu o tom contra Sérgio Camargo durante audiência pública da Comissão de Cultura da Câmara realizada, nesta segunda-feira (11), para debater a crise institucional da Fundação Cultural Palmares. 

“Temos na Fundação Palmares uma política racista. É capitão do mato, sim! O pior opressor é aquele que habita no corpo do oprimido. E ali nós estamos vendo um capitão do mato, racista, se apropriando, sequestrando a Fundação Palmares do povo brasileiro e dos seus objetivos”, disse a parlamentar. 

Camargo era um dos convidados da audiência, mas não compareceu ao colegiado. Preferiu ir a uma rede social agredir a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), autora do requerimento que deu origem à audiência. 

“Nós precisamos fazer uma moção contra esse tweet de Sérgio Camargo. Esse tweet é um desrespeito ao parlamento e à Comissão de Cultura. Temos que denunciar à procuradoria da Casa. Isso é um ataque ao Parlamento. Querem calar o parlamento brasileiro? Não vão conseguir”, disse Erika Kokay, ao repudiar as agressões e lembrar que Camargo tentou arrancar Benedita da Silva da galeria das pessoas que contribuíram com a cultura e a luta do povo negro. 

Onde está a Fundação Palmares?

A deputada Erika questionou ainda a destruição da Fundação e a transferência do acervo para um local totalmente inapropriado. 

“A Fundação Palmares está sequestrada. Ela foi arrancada dos seus objetivos precípuos e foi arrancada do povo brasileiro. A Fundação Palmares é uma construção do movimento negro para que o Brasil reconheça, possa aplaudir, referenciar sua negritude e reconhecer um passado que está presente de forma muito profunda na nossa contemporaneidade”, disse. 

“Nós vamos ver um presidente da Fundação Palmares que chama o movimento negro de ‘escória maldita’, que nega os tambores, as contas. Onde está a Fundação Palmares nesse momento? Onde está o acervo da Fundação Palmares? Encaixotaram a história do povo negro e jogaram em porões da EBC, em um prédio sem condições de infraestrutura, com infiltrações. Um acervo com obras de arte, com presentes de Mandela. Está tudo encaixotado. Isso é um desrespeito!”, criticou. 

“Vou apresentar um requerimento para que façamos uma diligência nas instalações da Fundação Palmares para saber exatamente onde está a Fundação Palmares. Onde está a Fundação Palmares, o acervo literário, as obras de arte, os presentes de Mandela, as cartas de alforria?”, questionou a parlamentar, que já denunciou o caso ao Tribunal de Contas da União.

Fonte: Erika Kokay

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo