BannerDistrito Federal

Mais uma carreata na Esplanada contra a Copa América, vacinas já e Fora Bolsonaro

A Esplanada dos Ministérios foi palco de mais uma carreata nesse domingo (6). Desta vez, o protesto, realizado pelo PT DF e movimentos sociais, foi contra a realização da Copa América pois, segundo os organizadores, num dos piores momentos da pandemia, com hospitais lotados, população sem renda, número de mortes assustador, o presidente da República e o governador do DF abrem as portas a jogos em que poucos ganhariam e todos perderiam. O protesto, que teve centenas de veículos, também pediu Fora Bolsonaro e vacinas para toda a população.

Os manifestantes alegam que, apesar de os jogos acontecerem sem torcida, as delegações que aqui chegarem virão de lugares distintos, podendo trazer variantes do Coronavírus. Além disso, seriam canais de transmissão de variantes daqui para os países participantes da Copa América.

A deputada Erika Kokay (PT), em seu discurso, disse que, o pronto atendimento de Ibaneis à solicitação de Bolsonaro para Brasília sediar a Copa, se deve a seu descompromisso com a saúde e a vida da população. “Não é hora de Copa, o povo está morrendo de vírus ou sofrendo de fome, ninguém quer Copa América numa hora dessa. Bolsonaro e Ibaneis, mais uma vez, colocam a vida dos brasileiros em segundo plano para atender a interesses próprios”, disse ela.

A previsão é que Brasília sedie a abertura e mais sete partidas da Copa América, a partir de 13 de junho. Enquanto isso, o Brasil ultrapassa, hoje, os 473 mil mortos por Coronavírus. O Distrito Federal tem 8.790 óbitos, 24 nas últimas 24 horas.

O presidente do PT DF, Jacy Afonso, foi lembrado diversas vezes nos discursos das lideranças presentes, que acusam a omissão dos governos na compra das vacinas. Jacy está internado com Covid desde segunda-feira (1).

A Carreata saiu da Praça do Buriti, passando em frente ao Congresso e seguiu até a Rodoviária do Plano Piloto, onde foi dispersada.

Veja as imagens:
Fotos: Vitor Zaupa

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo