BannerNacional

Semana do Meio Ambiente: garimpeiros armados invadem base do ICMBio em acesso à terra Yanomami

Brigadistas foram mantidos reféns, equipamentos foram roubados e analistas ambientais ameaçados. Ataque aconteceu na Estação Ecológica de Maracá (RO)

Oito garimpeiros armados e encapuzados invadiram a Estação Ecológica de Maracá (RO), que dá acesso à terra indígena Yanomami, e fizeram três brigadistas reféns nesta segunda-feira, 1º.

Durante o ataque, os invasores ameaçaram matar quem fosse fiscal do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e roubaram os equipamentos utilizados pelos analistas ambientais.

Os garimpeiros também ameaçaram colocar fogo nas viaturas do órgão ambiental. Os brigadistas foram obrigados a levar os materiais até a fronteira da unidade com a Terra Indígena. Ao serem libertados, correram para a mata.

“Este novo ataque do garimpo é mais um sintoma grave do atual desmonte da política ambiental e da política de proteção das terras indígenas no Brasil, responsabilidade direta do governo genocida de Bolsonaro”, destaca a secretária Nacional de Movimentos Populares e Políticas setoriais do Partido dos Trabalhadores (PT), Lucinha Barbosa.

A Estação Ecológica (Esec) de Maracá é a primeira Esec do país e foi criada em 1981. Abriga um arquipélago com mais de duzentas ilhas, entre elas, a ilha Maracá, a terceira maior ilha fluvial do Brasil, onde fica a sede.

Um inquérito foi instaurado pela Polícia Federal (PF) nesta terça-feira, 2.

Fonte: PT

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo