BannerDistrito Federal

Zonais do PT: No Recanto das Emas, o PT bem representado pelo companheiro José Ricardo na presidência

José Ricardo Araújo é o presidente da Zonal do PT no Recanto das Emas. Tendo iniciado sua militância na Ceilândia, há 16 anos vive e faz política no Recanto. Na gestão anterior, foi o secretário de Finanças. Filiado ao PT desde 1999, atua nos movimentos sociais e na Central Única dos Trabalhadores (CUT), onde trabalha há 22 anos.  

O PT do Recanto das Emas é a quarta Zonal a ser apresentada pela série do PTDF. Nos links a seguir, você pode conhecer sobre o PT Cruzeiro, PT Samambaia e PT Sobradinho. O Partido dos Trabalhadores conta com 20 Zonais, nas 33 Regiões Administrativas do Distrito Federal. O Recanto das Emas é a Região Administrativa (RA) XV.

Aos 28 anos de sua fundação, o Recanto das Emas abriga em torno de 200 mil habitantes. Ricardo explica que, como em todas as regiões do DF, a jovem cidade tem um alto índice de desemprego, e apresenta diversos problemas de segurança, moradia, saúde e educação. A principal atividade econômica é o comércio. Segundo ele, a vulnerabilidade social é evidente, especialmente, no que tange à ausência de políticas habitacionais, o que provoca invasões de terras, agravando ainda mais os problemas já existentes.

Mas o presidente do PT Recanto não esmorece: “Nossa Zonal tem se desdobrado com as atividades militantes na cidade.  Já estamos há quase três anos na luta enquanto Zonal e nosso mandato tem conseguido realizar diversas atividades, juntamente com o Diretório e a militância”, friza.

Bandeiras de luta

“Vencemos o PED com algumas bandeiras de luta, as prioridades para este mandato, dentre elas, a luta pelo Viaduto da DF 001, quando foram realizadas, com nossas participação, audiências públicas, abaixo-assinados e reuniões com parlamentares do PT e a comunidade.  Hoje, encontra-se em construção o tão sonhado Viaduto”, diz Ricardo.

Ele também ressalta que a Zonal, apoiada pela militância, tem agido para que mais escolas, creches, hospitais, além de um campus da Unb, um CAPS e um posto da CEB (Neo Energia), sejam construídos na cidade. “Essas são reivindicações da comunidade, nós do PT somos parte atuante da população e estamos nos movendo para despertar cada vez mais o apoio dos moradores para nossa luta.”

Atividades em movimento

O presidente elenca algumas atividades já realizadas, sempre ressaltando o apoio e ativismo da militância do Recanto. “Estamos presentes nas pautas da cidade, com nossa militância ativa e unida. No aniversário do Recanto, comemorado em 28 de julho, promovemos uma carreata, destacando a participação do PT na construção dos equipamentos públicos durante os nossos governos em Brasília.”

Panfletagens, denunciando os governos de Ibaneis Rocha (MDB) e Bolsonaro (PL), além dos faixaços promovidos pelo Diretório Regional, por meio do projeto Sinergia Petista,  que abrange todas as Zonais,  participação nas diversas manifestações e carreatas #ForaBolsonaro, realização de atividades na cidade em comemoração ao aniversário do Partido dos Trabalhadores, confraternização do partido nas festas de fim de ano, inauguração de um espaço físico para as reuniões da Zonal PT Recanto, são algumas atividades destacadas pelo presidente.  

Outras ações

– Reuniões ordinárias da Zonal para tratar das atividades junto com a militância, reuniões online com a presença de parlamentares petistas para debates com os membros da Zonal e com o diretório e para tratar dos Planos e Estratégias para as eleições 2022

– Colagem de cartazes e faixas nas madrugadas na cidade.

– Entrega das carteirinhas dos novos filiados.

– Participação nas atividades de organização popular e na cultura.

– Inauguração do Primeiro Comitê Popular.

– Parceria com a Rede de Solidariedade para a distribuição de Cestas Básicas durante a pandemia. 

– Apoio às candidaturas petistas do entorno, em especial, a candidatura do professor Silvano, no Valparaíso.

– Trabalho junto à comunidade para eleger uma Conselheira Tutelar petista, a Tilinha.

-Participação nas atividades em frente ao STF pelo Lula Livre e viagem a Curitiba em solidariedade ao presidente Lula.

Lançamento do livro Memorial da Verdade

Com a participação do companheiro José Dirceu, a Zonal promoveu, em dezembro de 2021, o lançamento do livro “Memorial da Verdade: por que Lula é inocente e por que tentaram destruir o maior líder do Brasil”, organizado pelo Partido dos Trabalhadores e produzido pelo jornalista e escritor Ricardo Amaral.

Ricardo e José Dirceu, durante lançamento do livro Memorial da Verdade, na Zonal Recanto das Emas

Próximas atividades

_ Preparação e organização do aniversário de 42 anos do Partido dos Trabalhadores, comemorado em 10 de fevereiro.

-Novos debates para criação de Comitês Populares de Luta.

-Reuniões e debates com companheiros(as) para tratar das eleições e candidaturas da cidade.

Conheça mais sobre a RA XV – O Recanto das Emas

A Região Administrativa Recanto das Emas (RA XV) foi criada em 28 de julho de 1993 pela Lei nº 510/93 e regulamentada pelo Decreto nº 15.046/93, para atender o programa de assentamento do Governo do Distrito Federal e erradicar, principalmente, as invasões localizadas na RA I – Brasília.

O nome da RA originou-se da associação entre um sítio arqueológico existente nas redondezas, designado por “Recanto”, e o arbusto “canela-de-ema”, muito comum naquela área. Antigos moradores contavam que havia na região uma grande quantidade de emas – espécie própria do cerrado e, diante do processo de ocupação rural e urbana, esses animais foram ficando cada vez mais raros e algumas aves teriam sido doada ao Jardim Zoológico de Brasília.

A RA XV está localizada a 25,8 Km da RA Brasília e limita-se ao norte com a Samambaia, ao sul com o Gama, a leste com o Riacho Fundo II e a oeste com o Município Santo Antônio do Descoberto – Goiás.

O Recanto das Emas hoje é formado por 59 quadras residenciais. Segundo os dados da PDAD 2015, a população urbana estimada no Recanto das Emas era de 145.304 habitantes, hoje, em torno dos 200 mil. A principal referência da cidade é o monumento das Emas, localizado na entrada do Recanto. A obra foi transformada em cartão postal por ser considerada também um patrimônio da cidade.

O Recanto das Emas conta com belíssimas reservas naturais. Em 1996, por meio da lei 1.188 foi criado o Parque Ecológico e Vivencial do Recanto das Emas. Sua localização é na área delimitada pela chácara Aldeia da paz, compreendendo a cabeceira do córrego Monjolo. No parque há duas cachoeiras, corredeiras, poços, paredões e nascentes. Essas características conferem grande valor paisagístico ao local, proporcionando à comunidade uma área destinada à conservação, visando à manutenção das espécies do cerrado e a garantia da qualidade dos recursos hídricos disponíveis, além da recreação e lazer em harmonia com a preservação do ecossistema da região.


PT DF

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo