BannerNacional

Documentário 3 Refeições, em exibição no Cine TVT nesse sábado (30), às 22h30

Filme de Maria Maia documenta momento extremo da fome no Brasil

Em exibição no Cine TVT nesse sábado, dia 30 de abril, às 22h30, 3 Refeições é o registro documental do rompimento das fronteiras sociais e econômicas de 36 milhões de miseráveis brasileiros. Gente que saiu da extrema pobreza e ascendeu a um inédito cotidiano de dignidade cidadã.

Guiado através das figuras de Antônio Conselheiro e Luiz Inácio Lula da Silva, o documentário parte da “Caravana da Cidadania Contra a Fome – Viagem ao Brasil Real”, realizada em 1993, quando o ex presidente refez a viagem feita na infância, saindo de Garanhuns e chegando a São Paulo.

 “Partindo das imagens colhidas por mim na CARAVANA DA CIDADADANIA CONTRA A FOME, onde o presidente Lula inaugurou as históricas caravanas, o filme narra a sua viagem de Garanhuns a São Paulo, a mesma trajetória que fez aos 8 anos, fugindo da fome com a mãe e os irmãos”, relata a diretora Maria Maia.

O longa foi filmado em Monte Santo e Canudos, mesma região que Euclides da Cunha visitou e descreveu em Os Sertões e onde Glauber Rocha filmou Deus e o Diabo na Terra do Sol.

Com imagens históricas, o filme mostra Lula nos comícios com o povo e em conversas ao pé do ouvido, onde ele, segundo a cineasta, escutava as demandas do sertão.

3 Refeições percorre ainda a década de políticas públicas contra a fome no Brasil, a partir de 2003, entrevistando personalidades que sobressaíram nessa luta, entre eles João Pedro Stédile, Patrus Ananias, Tereza Campello, Maria Laura, Tereza Cruvinel, Maria Coeli, Samuel Pinheiro Guimarães, Concita Maia e o produtor Luís Carlos Barreto.

O filme foi selecionado no Festival de Cinema Brasileiro de Los Angeles, em 2020, e é de uma atualidade incisiva para a compreensão do que acontece hoje no país. Exibição nos canais da Rede TVT no YouTube e Instagram.

A diretora Maria Maia é fundadora do Partido dos Trabalhadores.



Assessoria de imprensa

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo