BannerEnfrentando o coronavírus

Covid-19 descontrolada em cidades bolsonaristas

Estudo aponta correlação entre os votos recebidos por Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2018 e o elevado número de casos da doença

Quanto mais apoiadores de Jair Bolsonaro uma cidade tem, mais sua população corre risco de contrair Covid-19 e, consequentemente, morrer em decorrência da doença. É o que sugere estudo publicado pelos professores Sandro Cabral, do Insper (Instituição de Ensino Superior e Pesquisas); Nobuiuki Ito, do Ibmec (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais); e Leandro Pongeluppe, da Universidade de Toronto, no Canadá.

A pesquisa identificou a correlação entre o número de infectados pelo novo coronavírus e os votos recebidos por Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2018. Em outras palavras, quanto mais simpático ao atual presidente um município se mostrou no pleito presidencial, mais afetado é hoje pela Covid-19.

A 16km de Porto Alegre, Nova Pádua (RS) é um claro exemplo do que mostra a pesquisa. A cidade deu a Bolsonaro 93% dos votos válidos no segundo turno presidencial. Hoje, segundo o estudo, o município registra 11.477 casos de Covid-19 para cada grupo de 100 mil habitantes e tem ainda a maior taxa nacional de mortalidade: 351 óbitos por 100 mil habitantes, enquanto a média do Brasil é 206.

Casos de Covid-19 nas 15 cidades onde Bolsonaro foi mais votado:

https://flo.uri.sh/visualisation/5854038/embed

Como é possível ver na tabela acima, das 15 cidades onde o atual presidente teve melhor desempenho, 11 ficam em Santa Catarina, onde ele se saiu melhor, com 75,9%. E mesmo nesse estado é possível perceber a influência nefasta do bolsonarismo sobre a saúde pública.

Nos 122 municípios catarinenses em que Bolsonaro recebeu 75,9% ou mais dos votos, a média de casos de Covid-19 por 100 mil habitantes é de 13.404. Já nas 173 cidades onde o desempenho dele ficou abaixo desse índice, a média cai para 12.381.

No outro extremo, na Bahia, pior estado para Bolsonaro na eleição (27,3% dos votos válidos), o fenômeno se repete. Dos 319 municípios baianos em que a votação dele foi igual ou menor a esse índice, a média de casos por 100 mil habitantes é de 4.981. Já nas 98 cidades em que o atual presidente teve desempenho superior a 27,3%, a média salta para 8.013.

A mesma lógica é observada quando se analisa apenas as 324 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. Nos 258 municípios onde Bolsonaro obteve 50% ou mais dos votos, a média fica em 7.752. Nas 66 cidades abaixo desse percentual, o número cai para 7.053.

Outra forma de notar o risco representado pelo bolsonarismo é comparar essa segunda tabela, que traz os dados dos 15 municípios onde Bolsonaro foi menos voltado, com a primeira. Enquanto nas cidades menos simpáticas ao atual presidente, o número de casos por 100 mil habitantes varia de 1.046 a 6.562, nas localidades mais bolsonaristas esses valores vão de 6.783 a 22.579.

Em Guaribas (PI), onde Bolsonaro obteve apenas 2% dos votos válidos no segundo turno, o cenário é bem diferente do observado em Nova Pádua. Enquanto o toal de casos de Covid-19 por 100 mil habitantes na cidade gaúcha é de 11.477, no município piauiense é de 2.236.

A onda Bolsonaro

Os dados trazem fortes indícios de que o discurso de Bolsonaro tem o poder de amplificar a pandemia. Um sinal de alerta para cidades que receberam recentemente a visita do atual presidente, que nos últimos dias fez atos eleitoreiros, repletos de aglomeração e sem uso de máscara, no Nordeste e no Rio de Janeiro.

E não é exagero. Coincidência ou não, os locais por onde Bolsonaro passa costumam registrar piora nos índices de controle da pandemia. Após encontro entre o presidente e o governador do Acre, Gladson Cameli (PP), em 24 de fevereiro, a ocupação de leitos no estado saltou de 88,7% para 96,2%, em 8 de março.

Ceará, Paraná e Santa Catarina observaram algo semelhante após as visitas cheias de aglomeração. Em 26 de fevereiro, Bolsonaro esteve em Tianguá (CE). Nesse dia, 80% dos leitos de UTI estavam ocupados. Quinze dias depois, não havia mais vaga e pacientes tiveram de ser transferidos para outros municípios.

Em 4 de fevereiro, o presidente visitou Cascavel (PR). Duas semanas depois, não havia mais leitos disponíveis para internação. Mesma situação se deu em São Francisco do Sul (SC). O presidente promoveu aglomeração em 13 de fevereiro, quando a média de registros de caso estava em 12,4 por dia. Duas semanas depois, esse valor dobrou, indo a 24,5.

O curioso, para não dizer trágico, é que Bolsonaro ignora a ciência apenas no Brasil. Na segunda-feira (24), Bolsonaro desembarcou no aeroporto de Quito, no Equador, usando máscara, assim como na cerimônia de posse do presidente Guilhermo Lasso.

PT

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo