ArtigosBanner

O PT fez mais e melhor na habitação

As diferenças nos projetos habitacionais dos governos do PT e do Ibaneis são muito grandes e deixam claro as divergências quanto às prioridades e métodos de governar.

No governo do PT provamos que é possível fazer muito e fazer bem com participação popular e controle social.

Logo no início do nosso governo implantamos um novo cadastro de pretendentes a receber a casa própria, o que garantiu transparência e justiça social. Isso foi feito respeitando os interesses dos movimentos populares. Nosso cadastro recebeu um prêmio nacional, sendo reconhecido por sua seriedade.  

Em quatro anos realizamos um projeto habitacional com transparência, honestidade, justiça social e boa qualidade nas moradias.

Construímos e entregamos cerca de 25 mil moradias e deixamos outras 40 mil planejadas, dentre estas, milhares licitadas. Infelizmente, para estas últimas, não houve nenhum avanço no governo Rollemberg  e o governo Ibaneis deu continuidade de forma muito lenta, como ocorreu em São Sebastião. Quando as alterações foram realizadas, a situação ficou pior, como ocorreu no Itapoã Parque.

Poucos sabem que no governo do PT o valor das prestações dos apartamentos no Paranoá Parque não ultrapassou 80 reais na época da contratação e no Parque do Riacho, a prestação média era de 300 reais.

Nesses novos bairros estava prevista a construção de escolas, postos de saúde, delegacias, áreas de lazer e de comércio, mas com a interrupção do nosso governo esses equipamentos públicos não foram instalados.

Não há nenhum novo projeto habitacional implementado pelo governo Ibaneis e o que estava funcionando foi alterado para pior.

A política habitacional no governo do PT, além de construir mais de 25 mil moradias, avançou muito no processo de regularização das residências.

É motivo de enorme orgulho para o nosso Partido as escrituras que entregamos em cidades como Estrutural, cidade com população de baixa renda; e Vila Planalto, onde moram centenas de pioneiros há mais de sessenta anos e ainda não possuíam a escritura das suas casas. Isso, para ficar apenas em dois exemplos.

O trabalho do governo local do PT foi fundamental também para regularizar  Vicente Pires, cidade beneficiada com recursos do PAC do governo federal, conquistados na época de Lula,  e a urbanização dessa cidade, processo que está em andamento há mais de 8 anos e que somente agora está sendo concluído.

O PT mostrou que sabe fazer e que  faz muito e faz bem. Diferente dos dois governos que vieram depois, que nada fizeram ou mudaram a situação para pior, como é o caso do governo Ibaneis.

Somente a volta do PT ao GDF é que levará para a população uma nova política habitacional e de regularização, atendendo a quem precisa com transparência, honestidade, participação popular e justiça social.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo