Enfrentando o coronavírus

Cidades decretam “lockdown” no interior de SP para conter Covid

O aumento do número de casos de contaminação, internações e de óbitos fez com que as cidades de Franca, Bebedouro e Batatais, no interior do Estado de São Paulo, adotassem lockdown a partir da 0h desta quinta-feira (20). As medidas de confinamento valem, respectivamente, até 6 de junho e 30 e 31 de maio.

O endurecimento das regras de isolamento social ocorre em meio a temor de médicos e técnicos de que São Paulo seja atingido por uma terceira onda da Covid, ainda mais virulenta que anteriores. Outro dado preocupante de especialistas é com relação à chegada do inverno, quando há aumento do número de casos de resfriados e gripes.

Neste cenário de avanço da Covid no Estado, o governador João Doria (PSDB) anunciou a criação e adoção da nova fase verde a partir de junho, com a liberação de até 60% de ocupação de estabelecimentos comerciais, serviços, espaços culturais e restaurantes, e horário de funcionamento liberado até as 22h.

A medida é classificada pela oposição como sendo eleitoreira, uma vez que o Estado registra cerca de 500 mortes diárias e unidades de terapia intensivas (UTIs) lotadas. Segundo dados oficiais, São Paulo já acumula 106 mil casos entre os 442 mil óbitos registrados no Brasil, com 3,37 milhões de pessoas infectadas.

Franca, a chamada a capital do calçado, tem cerca de 350 mil habitantes. Segundo o prefeito Alexandre Ferreira (MDB), medidas mais restritivas foram necessárias por conta do agravamento no número de casos de Covid-19 no município e o consequente aumento de internações nas redes pública e particular, com alta taxa de transmissão da doença. A ação na cidade vai vigorar até 6 de junho.

Em Bebedouro, o lockdown segue até 30 de junho. A cidade registra 150 óbitos, com 5.014 casos confirmados. Segundo a prefeitura, o epicentro da Covid-19 é no Centro da cidade, com 644 casos confirmados da doença. O município não possui mais leitos vagos para internação e corre o risco de ficar sem medicamentos para casos de intubação de pacientes, além de haver possibilidade de falta de oxigênio em hospital. Um dos temores é que a cidade sofra como aconteceu em Manaus, com pessoas morrendo por falta do produto.

Batatais é uma cidade de 63 mil habitantes. Apesar de já ter vacinado 22,68% de sua população, o prefeito Juninho Gaspar (PP) disse que a medida foi tomada devido a colapso do sistema público de atendimento, com profissionais de saúde no “seu limite” e a cidade enfrentando dificuldades para a compra de medicamentos para sedação e de oxigênio para hospitais.

1º lockdown do Brasil

Araraquara foi a primeira cidade brasileira a decretar lockdown no Brasil, após avanço da variante P1 da Covid. O município, administrado pelo prefeito Edinho Silva (PT), mesmo seguindo todas as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde), foi obrigado a impor regras de confinamento por conta do aumento de óbitos e de contaminação da doença em 21 de fevereiro deste ano. A medida foi válida por 10 dias e freou o avanço da Covid-19. A gestão de Edinho Silva tornou Araraquara referência no combate à pandemia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo