Nacional

Depois de tentar blindar Bolsonaro, Pazuello continua depoimento na CPI da Covid

Ex-ministro negou declarações de Bolsonaro na internet e sugeriu que as ações do governo não têm nada a ver com o que é colocado nas redes sociais

A CPI da Pandemia retoma nesta quinta-feira (20), a partir das 9h30, o depoimento do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello. Depois de mais de sete horas de questionamentos nesta quarta-feira (19), a reunião da comissão teve de ser suspensa devido às votações no plenário do Senado. A expectativa dos senadores é que hoje Pazuello mantenha a linha que marcou seu depoimento ontem, tentando blindar o presidente Jair Bolsonaro das responsabilidades de negligência na condução na pandemia de covid-19 no país.

No depoimento de ontem, Pazuello chegou a dizer que sua posição de submissão ao presidente era apenas “um jargão colocado para discussões na internet”. Com a afirmação, Pazuello sugeriu que existe um governo que se apresenta nas redes digitais e outro que atua nos bastidores e que, neste caso, Bolsonaro jamais interferiu em sua gestão no Ministério da Saúde.

deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) criticou a fala do ex-ministro pelo Twitter na manhã desta quinta: “Uma terceira onda de contágio ainda mais devastadora se forma no horizonte, mas o Brasil reduziu em 17% o ritmo de vacinação por falta de doses e insumos. Alguém diga a Pazuello que as ‘coisas de internet’, ditas pelo cafajeste que ele protege, têm efeitos trágicos na vida real”.

Perguntas de senadores

O presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), avisou que ainda estão inscritos 24 senadores para fazer perguntas ao ex-ministro. “A gente não sabia a que hora ia terminar a sessão [do Plenário] do Senado. Acho que não atrapalha. Temos amanhã [quinta-feira] o dia todo para conversar com o ex-ministro Pazuello”, disse Omar.

Na avaliação do presidente da CPI, Pazuello se esquivou de algumas perguntas, mas terá mais cinco ou seis horas na frente dos senadores. Omar opinou não ver necessidade de quebrar os sigilos do ex-ministro.

Mentiras e omissões

O vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e o relator, Renan Calheiros (MDB-AL), afirmaram que Pazuello mentiu várias vezes aos senadores, além de omitir informações.

Para Randolfe, as contradições do depoimento mostram que Pazuello terá de ser acareado com outros depoentes da CPI. Para Renan, Pazuello estava “fingindo responder” e negou as próprias declarações que fez anteriormente.

Randolfe disse também que Pazuello teve um pequeno mal-estar e foi atendido pelo senador Otto Alencar (PSD-BA), que é médico, mas logo se recuperou.

“É a chamada síndrome vasovagal, que acontece muito com pessoas que passam por momentos tensos e ficam muito tempo sem se alimentar. Pode acontecer com qualquer pessoa. Ele se recuperou logo”, explicou Otto.

Como o depoimento de Pazuello será retomado nesta quinta-feira, acabou sendo adiada a audiência com Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (ela seria ouvida nesta quinta). A nova data para a audiência com Mayra Pinheiro ainda será definida.

Rede Brasil Atual

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo